Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

quarta-feira, novembro 15, 2006

Como nasceu o barco?


Barco é um artefato construído por um ser humano, capaz de flutuar e se deslocar sobre a água. Valendo-se sem o saber, do princípio da Física que Arquimedes iria formular, que iguala o deslocamento ao peso do corpo na água, cedo o ser humano percebeu a utilidade deste tipo de transporte. Toda construção feita de madeira, ferro, aço, fibra de vidro, alumínio ou da combinação desses e de outros materiais, com uma forma especial, servindo para transportar, pela água, pessoas ou coisas é sinónimo de embarcação e designada de vários modos em diversas culturas. Adaptado a vários tipos de propulsão, cedo na história se percebeu que este meio de transporte oferecia muitas vantagens.
Há vários tipos de barcos:


.
insuflável
.
canoa
.
veleiro
.
iate
.
barco de pesca
.
barco de transporte passageiros, turismo e outros
.
barco a vapor
.
balsa
.
navio

Navio, nau e nave designam, em geral, embarcação de porte maior que 20m ou 65 pés. Há, também, botes, chalanas, dingues, infláveis, etc que, apesar de também pertencerem à família das embarcações, são embarcações miúdas, quase sempre a serviço das maiores e que não têm mais do que 5m (15 pés) e obedecem à sua regulamentação própria e mais simples.
E de barco despedimo-nos deste bloco de História dos Meios de Transporte, que temos dado aos bocadinhos. De certeza absoluta que todos nós aprendemos um pouco mais!

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barco

Comments on "Como nasceu o barco?"

 

<Blogger JAM said ... (3:18 da tarde) : 

Do + seguro ao - seguro aqui vai a minha opinião:

1-avião
2-comboio
3-barco
4-carro

Sou dos que continuo a pensar que a segurança está lá em cima...

Agora o meio de transporte que me dá + prazer é a bicicleta, a minha querida bicicleta.

 

<Blogger Ricardo said ... (4:23 da tarde) : 

A segurança do carro depende em grande parte da tua propria condução.
Com uma condução defensiva há menos probabilidade de teres um acidente.

A segurança do avião está não nas tuas mãos mas sim na do piloto e da equipa de manutenção da companhia de aviação.
Em caso de azar, não há para onde fugir.

No caso do barco, em caso de naufragio, há as balsas salvavidas e podes sempre nadar, se a temperatura da agua não for muito baixa e se souberes dar umas braçadas claro.

Por ultimo o comboio.
Com os sistemas de segurança actuais dificilmente ocorrem colisões, mas acontece.
Na maioria dos casos, é mais rapido e mais barato que os restantes transportes.
A segurança das vias ferreas dependem do estado de conservação das mesmas e da dedicação dos supervisores que dia a dia as inspeccionam a pé.

Agroa a lista, do mais para o menos seguro.

Comboio
Barco
Avião
Carro

Um abraço

 

<Blogger JAM said ... (4:33 da tarde) : 

Tou a ver mano e viva a imparcialidade!!!

 

<Blogger JAM said ... (5:10 da tarde) : 

É a tua ordem ok e até tem lógica da maneira que explicas-te. Mas quando falas em manutençao é para todos... ou seja um carril pode estar mal tratado também e haver um despite e morrer muita gente. Eu acho que o comboio é seguro não duvido e por isso meti-o em 2º lugar. A minha ordem é baseada muito no número de acidentes que há neles os 4. Quando um avião cai é verdade que morrem logo 200 ou 300 passageiros mas quantos caiem por ano? E ainda pode aterrar de emergência se tiver tempo. Até já vi um aterrar na água numa praia na tv. E não foi filme!!! quem anda de avião sabe que essa é uma das regras de segurança, quase impossível de se usar na pratica, quase... atençao LOL