Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

sexta-feira, outubro 27, 2006

RAVE - Rede de Alta Velocidade

É já amanhã que vai ser apresentado (de novo) o Projecto de Alta Velocidade Português.
Na data em que o Caminho-de-ferro em Portugal celebra 150 anos de existência, irá repetir-se a viagem inaugural de Santa Apolónia até ao Carregado, com pompa e circunstância. Já na Estação do Carregado, em limpezas há uma semana, será destapada uma lápide a celebrar a ocasião.
Será lá, em princípio, que os nossos responsáveis governamentais irão destapar o véu sobre a RAVE. Já muito se falou sobre este tema, muitas verdades se disseram e muitas mentiras e “não verdades” também.
.
Fala-se das ligações Lisboa-Porto, Lisboa-Madrid, Porto-Vigo, Aveiro-Salamanca, Sines-Elvas, Faro-Huelva, enfim, varias linhas e combinações para a futura rede de Alta Velocidade Portuguesa.
Sendo um projecto de grande investimento, há naturalmente defensores do Sim e defensores do Não.
Os do “Sim” invocam a redução dos tempos de percurso, a criação de uma infraestrutura de transporte ferroviário de sucesso, o aumento do P.I.B. e o aproveitamento dos fundos europeus destinados ao projecto de ligar todas as Capitais pela Alta Velocidade.
Por sua vez os adeptos do “Não”, insistem que é um investimento demasiado alto para a dimensão de um país com bastantes carências em diversas áreas, que a rede ferroviária existente é mais que suficiente e que este projecto vai afundar o país financeiramente.
.
Pois em minha opinião, ambos os sectores têm alguma razão.
O País tem carências em muitas áreas, a rede é mais que suficiente em alguns percursos para consumo interno e não podemos actualmente ter uma rede de Alta Velocidade à semelhança e dimensão da de Espanha ou França.
No entanto, Portugal não se pode dar ao luxo de ficar fora deste projecto, sob o preço de comprometer o futuro desenvolvimento do país, isolando-o.
O problema em jogo não é só a Alta Velocidade com a consequente diminuição dos tempos de percurso ou o aumento do P.I.B. que tanto se fala, mas também o risco de, daqui a 10, 20 anos e por aí diante, Portugal se tornar numa Ilha Ferroviária.
.
Portugal e Espanha, nas suas redes convencionais, são os únicos países da Europa que têm a chamada “bitola ibérica”, ou seja, os dois carris da via estão distanciados de 1668mm, enquanto que no resto da Europa, a “bitola europeia” é 1435mm (o nosso Metro já é nesta bitola). Ora, a Espanha já tem uma enorme rede ferroviária de Alta Velocidade em “bitola europeia”, vai uma década ou mais à nossa frente, aliás como tem andado em quase tudo nos últimos tempos.
As vias novas a serem construídas em Espanha no futuro, serão sem dúvida em “bitola europeia”, em nome da uniformização da rede, permitindo o acesso de todos os comboios a todas as linhas.
E nós? Continuamos com linhas diferentes das do resto da Europa?
Se sim, daqui a uns anos, as mercadorias e pessoas que queiram entrar e sair do país, têm de trocar de comboio na fronteira, com os custos que isso acarreta e com as implicações negativas na competitividade do país. Isto numa época em que com o aumento dos preços dos combustíveis, o transporte ferroviário se torna cada vez mais competitivo. Tudo isto, segundo diz a lenda, por culpa de um “génio” que com medo das invasões da Península Ibérica por meio ferroviário mandou aplicar, em consonância com Espanha, uma bitola diferente da que os outros usavam.
.
Portugal tem de embarcar no Projecto de Alta Velocidade, aproveitando os fundos europeus disponíveis, para já ligando Lisboa e Porto ao resto da Europa, mantendo no entanto o olho na futura construção de outras ligações a Espanha, sempre em “bitola europeia”.
A ligação de portos com Sines e Aveiro a esta rede, são também essenciais no futuro, para aproveitar a nossa costa, com enormes potencialidades, como ponto de entrada de mercadorias, com rápida ligação ao resto da Europa.
Ligações Transversais a Espanha.Só assim poderemos sonhar com integração de Portugal numa Rede Ferroviária a nível europeu.
Quanto à ligação Lisboa-Porto, acho que primeiro que tudo se deveria pensar em colocar a Linha do Norte em condições. Há troços que estão uma miséria.
É tempo de concluir os projectos e passar à construção.
Amanhã se verá se da cartola do ministro sai um coelho ou um pardalito.

Comments on "RAVE - Rede de Alta Velocidade"