Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

segunda-feira, setembro 25, 2006

Desporto e Lazer na Cova Gala

Após o sucesso da ultima edição ,em 22 de Agosto, sobre o bom trabalho efectuado em São Pedro.Após alguma confusão e tentativas de baixo nível, nessa mesma data, para nos descredibilizarem na blogosfera Figueirense.Após as sequentes tentativas de lixar este hobbie que nos dá prazer, com comentários anónimos de quem anda de mal com a vida.Após termos constatado que somos incomodativos apenas para uma ou duas pessoas frustradas anónimas, o que não é mau tendo em conta o número de visitantes.Aqui apresentamos mais alguns exemplos da evolução da nossa Freguesia de São Pedro, no âmbito dos espaços de desporto e lazer, que demonstram o sucessivo aumento da qualidade de vida da gente de São Pedro, neste campo.

LAZER


Antiga Doca da Gala


Outrora porto de abrigo de embarcações quando o rio chegava à estrada, ainda de paralelos, deixou de o ser quando se construiu a variante da EN109, passando as embarcações a ser atracadas do lado nascente desta, na zona da actual Marina.Este local, que serviu de zona de vazamento de entulhos da construção da EN109, esteve largos anos ao abandono, passando a ser um espaço morto, sem nenhuma utilidade além do estacionamento de viaturas e uma ou outra festarola que chegou a ocorrer.Actualmente, conforme se pode constatar pela foto e por quem passa pelo local, o espaço está completamente remodelado, de cara lavada, com jardins, uma fonte, um palco para espectaculos…, ou seja, está criado um óptimo espaço de repouso e lazer para o povo da Cova Gala.Numa época em que se vê crescer blocos de apartamentos por tudo quanto é terreno vazio, motivado pela espéculação imoboliária, esta foi sem duvida uma boa solução.

Os Largos das Praias da Cova e do Hospital


Sendo que é na Freguesia de São Pedro que estão localizadas as melhores praias do Concelho da Figueira da Foz, visitadas por milhares de pessoas na época balnear, não se poderia deixar ao abandono os cerca de 3km de extensão das nossas praias.Notável foi o trabalho realizado no largo da Praia da Cova.Antes, não passava de um pequeno estacionamento, beco sem saída, onde se colocaram uns pequenos balneários e um bebedouro.

A “Praia da Casa”, entre a do Hospital e a da Cova, era então inacessível a não ser a pé pela areia.
Actualmente, as mudanças estão à frente dos olhos de quem quiser ver.A faixa junto à praia está arranjada com passeios empedrados, bancos de jardim chuveiros e balneários novos, um pequeno palco de espectáculos já utilizado por diversas vezes, sendo toda a área ornamentada com elementos ligados à tradição piscatória do nosso povo, do qual se destaca o
barco na rotunda, assim que se sobe para a praia.

Está assim criado outro espaço de lazer, desta vez à beira-mar, que muito apraz a população local e quem nos visita, onde também se instalou algum comercio explorado por locais.
Também na praia do hospital a imagem melhorou, com balneários novos e passeios empedrados e ornamentados.Em ambos os casos, finalmente foram efectuadas as marcações de parqueamento, contribuindo para a diminuição do estacionamento selvagem dos automóveis.Quem nos visita e vem às nossas praias, vai de certeza bem impressionado com este belo postal à beira-mar, único no concelho.

DESPORTO

Polidesportivo da Escola Primária

É sem duvida o mais antigo e carismático campo de jogos, propriamente dito, da Freguesia de São Pedro. Nele, desde a sua construção, jogaram toda uma geração de desportistas da nossa freguesia e de outras. Imensos torneios, a maioria de futebol já se fizeram e continuam a fazer por lá.Nasceu na área do recreio de areia da escola primária e tem sofrido vários melhoramentos desde então, passando pela sucessiva vedação do campo que se ia deteriorando (também por culpa de quem o usava), até ao mais recente melhoramento de todo o piso de jogos.Contíguo a este campo existe também um parque de diversão infantil, para deleite dos mais novos.

Zona desportiva da Praia da Cova

No seguimento do que estava sendo feito por todo o concelho, também São Pedro teve, há uns anos, direito a grandes evoluções de cariz desportivo.Em terreno baldio junto da praia da Cova, nasceu um campo de relva sintética de Futebol 5, um campo de Basket e um parque para a prática do Skate e BMX, incluindo um Half-Pipe.
Como em todo o Portugal, aqui também o Futebol é rei e o mais usado é sem duvida o campo de relva sintético, no entanto, também se vêm praticantes de Skate e BMX que vão neste parque desenvolvendo a sua técnica.Todos os Fins-de-Semana, desde que o tempo ajude, há a habitual romaria ao campo sintético.Por culpa das obras que decorriam no campo do G.D. Cova Gala, foi aqui que a equipa de formação efectuou os primeiros treinos da época que agora se inicia.Não sendo preciso nenhum campo específico, é também nesta zona que os mais velhos praticam o Petanca, entre o campo de basket e o half-pipe.Foi aqui que já este ano se realizaram um torneio de Futebol 5, com adesão massiva de muitos jovens da Cova-Gala e arredores, e o 1º Torneio de Petanca da Freguesia, ambos organizados pelo jornal da terra “O Fala Barato”.Actualmente, este é o mais importante Pólo Desportivo da Freguesia de São Pedro.Pena este campo sintético não ter iluminação, à semelhança de outros espalhados pelo concelho, não permitindo o seu uso em horário nocturno.Perguntam os responsáveis, “entendidos na matéria” «Quantas pessoas é que iriam lá jogar à noite?» eu respondo «Sem iluminação, efectivamente ninguém».A mesma situação ocorre com o polidesportivo da escola primária onde seria bem mais fácil colocar a iluminação, que podia ser ligada e desligada quando necessário, algures na própria escola primária.Por todo o país, desde que haja condições, cria-se logo a tradição da “futebolada” semanal com amigos e colegas depois do trabalho, ao fim da tarde, já de noite (no horário de Inverno). Se a desculpa são os custos de luz, estou certo quem fosse utilizar o campo ao fim do dia, não se importaria de pagar uma taxa para a luz que a dividir por todos seria insignificante.


Campo de Jogos do Cabedelo

É neste campo pelado que joga o clube da terra, o Grupo Desportivo Cova Gala.Como é natural, com a passagem do tempo também este equipamento foi sofrendo melhoramentos, não tantas como as desejadas.O muro que o veda foi melhorado, principalmente do lado do mar, a sede do clube foi lá construída, deixando as instalações precárias na Av. Remigio Falcão Barreto, os balneários estão melhores depois de terem sofrido algumas alterações e mais recentemente, o piso do campo foi melhorado.Desde há algum tempo reivindicada como obra essencial para a continuidade da prática do futebol em condições aceitáveis, o melhoramento do pelado para o início da presente época foi o mais recente obra aqui efectuada, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Pedro. Dado participar no Campeonato Regional, o G.D. Cova Gala é um elo importantissimo na divulgação da nossa terra pelo distrito fora.Quem vai ver os jogos, continua no entanto a ter de se sentar na areia ou a ficar de pé, tal como sempre foi.Melhorado o pelado para os atletas, não haverá também hipótese de se apoiar o melhoramento das condições dos espectadores? Melhores condições não chamaria mais gente ao campo?

Assim vai o desporto e o lazer em São Pedro, onde muitas coisas já estão feitas, outras podem e devem ser melhoradas e algumas ainda estão por fazer.Tudo está ao nosso alcance, basta trabalho e vontade!


MISSÃO DE CRESCIMENTO... TODOS POR ESTA TERRA... SEMPRE!

Comments on "Desporto e Lazer na Cova Gala"

 

<Blogger Marco MR said ... (2:26 da tarde) : 

Mais um belo Trabalho deste blog. A Fazer conhecer a nossa freguesia, mostrando o q está feito e como se podia melhorar.Com a melhor critica q se pode fazer(a construtiva).Com isenção, e o objectivo de melhorar a Cova-Gala.

 

<Blogger Ricardo said ... (5:38 da tarde) : 

Estaremos sempre contra a critica indiscriminada tipica de quem quer fazer oposição barata, sem fundamento nem propostas concretas de resolução dos problemas da nossa freguesia.
Até porque, fazer barulho não é fazer oposição, apenas serve para chamar atenção sobre a incompetencia de quem o faz.
São Pedro precisa de todos, não de guerras tribais, e os culpados tanto são quem inicia a guerra como quem a trava, dando demasiada importancia a quem vive para fazer guerrilha.
No fundo, e a historia prova-o, as guerrilhas não lutam pelo povo, mas sim pela sua propria causa.

 

<Blogger JAM said ... (3:39 da tarde) : 

Temos tanta coisa bonita para mostrar. A Cova-Gala tem crescido a olhos vistos. Estes são alguns exemplos de recintos bem construídos, outros melhorados. Os portugueses vivem muito da côr política quando toca a avaliar, não vendo as coisas boas que são bem feitas por outros partidos que não o seu. Não quero dizer que não estejamos atentos ao que se passa dentro da política, até porque é importante. Para fazer oposição a a sério está lá a direita na assembleia e os outros partidos da esquerda mas é esse o trabalho deles apesar de não a fazerem sempre com a razão. O radicalismo cega as pessoas, a realidade.

 

<Anonymous *Andreia* said ... (3:15 da tarde) : 

ola...sou tabem desta bela terra, e digo que nao me vejo a viver notro lugar. Penso apenas que era necessario por exemplo a construçao de um polidesportivo com piscina, ai sim era uma grande evolução da nossa terra