Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

quarta-feira, setembro 20, 2006

Clube Náutico da Figueira da Foz



In Diário As Beiras

"O Clube Náutico da Figueira da Foz vai participar, entre os dias 25 do corrente mês e 1 de Outubro, no Campeonato do Mundo de Veleiros Platu, na cidade espanhola de Vigo.
Luís Santos, António Moreira, João Patrão, Rui Duarte, Diogo Gameiro e Carlos Tenreira constituem a equipa de tripulantes do veleiro “Lion of Porches/Hotel Mercure”, que vai representar a Figueira da Foz no campeonato mundial da Galiza, organizado pelo Real Clube Náutico de Vigo."

A classe Platu 25
.
A Associação Portuguesa da Classe Beneteau 25 Platu é o mais recente membro da Federação Portuguesa de Vela, tendo a seu caro a organização e promoção das actividades desta classe, encarada como transição da vela ligeira para a de cruzeiro. “A Associação surgiu porque os velejadores portugueses competiam em Espanha nos barcos de cruzeiro, o que, a certa altura, se tornou incomportável porque quem tinha mais dinheiro é que ganhava. Como não temos o mesmo poder económico do que os espanhóis criámos uma classe”, recorda Afonso Marques, adiantando que “aqui no Porto já há 16 Beneteau”. Esta classe já existia com força em Itália e na Alemanha, mas foram os lusos que a trouxeram para a Península Ibérica. “Fizemos ao contrário, desta vez não andámos a reboque dos espanhóis”, salienta o presidente da Associação, realçando que o campeão de cruzeiros de Espanha já aderiu aos Beneteau. “Temos os melhores velejadores de Portugal e de Espanha. É diferente de competir em cruzeiros porque nestes, tendo possibilidades económicas, pode ter-se um arquitecto a melhorar sempre a embarcação, enquanto os Beneteau são «one design» e não adianta ter muitos recursos, mas sim a táctica que se usa”, compara o dirigente. Os Beneteau, que têm uma tripulação limitada a 400 kg, vêm ainda complementar uma lacuna que existia na vela nacional. “Os miúdos que saíam das escolas ou seguiam para a vela olímpica ou não tinham saída! Esta classe permite recuperar esses velejadores de 16, 17 anos e dar continuidade ao trabalho que desenvolviam, para que não se percam para a vela”, argumenta. A Associação está sedeada no molhe norte do Porto de Leixões, mais propriamente no Yate Clube do Porto, “que tem a maior frota do País”, segundo explica Afonso Marques. O presidente acrescenta: “Temos velejadores de Lisboa a comprar barcos e a sedeá-los no Porto. É preciso mimar e estimar esta classe, porque é um caso raro, mesmo a nível mundial”.
.
A Prova
.
Nesta prova em que todos os veleiros terão as mesmas caracteristicas,"One design", o resultado final dependerá da capacidade técnica e esforço de cada uma das cerca de uma centena de equipas, oriundas dos cinco continentes.
Esta é já considerada uma das mais participadas regatas desde sempre, organizada na Peninsula Ibérica, contando Portugal com 10 embarcações.
Tendo a equipa do CNAFF velejadores de classe mundial, há a expectativa de alcançar uma boa classificação.
Resta-nos desejar-lhes Boa Sorte, com a esperança que Bons Ventos os ajudem a alcançar os objectivos e, porque não, trazer o Caneco para a Figueira da Foz.

Comments on "Clube Náutico da Figueira da Foz"

 

<Blogger Cristina said ... (12:11 da tarde) : 

Vou estar ausente durante 1-2 semanas por razões profissionais, e venho aqui deixar-te um beijinhu.
Até ao meu regresso
:)

 

<Anonymous Anónimo said ... (4:10 da tarde) : 

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

<Anonymous Anónimo said ... (7:10 da tarde) : 

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

<Anonymous Anónimo said ... (7:32 da tarde) : 

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

<Anonymous Anónimo said ... (8:37 da tarde) : 

Pois...
É o que dá terem politizado este blog!
Não foi por não terem sido avisados.
As saudades do sentido original deste blog devem ser muitas.
Não terão todas mas, é vossa uma parte da culpa.
Já repararam que o saudoso BUKAGE já cá não vem há muito tempo?
Porque será?
Abram os olhos... façam um esforço ainda maior para não deixarem politizar este blog.

 

<Blogger JAM said ... (11:29 da tarde) : 

É um orgulho para a Figueira da Foz participar através do clube naútico neste campeonato do mundo de veleiros platu parabens! boa sorte e que consigam uma boa classificação em Vigo.

 

<Anonymous Anónimo said ... (11:57 da tarde) : 

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

<Anonymous Anónimo said ... (1:58 da manhã) : 

Grande joão patrão. os colegas conhecem-te de jinjeira...