Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

CF à conversa com Carlos Simão

Numa entrevista dada ao Correio da Figueira desta semana, o Presidente da Junta de São Pedro, foi questionado sobre alguns assuntos centrais da nossa terra. A terminar, referiu os projectos que deseja concretizar antes do seu abandono. Aqui ficam os melhores momentos dela.
.
CF- Quero-lhe fazer a pergunta imprescindível que é o problema escolar. A sua terra tem alunos que cheguem para as suas escolas ou alguma delas vai ter de fechar?
.
CS- "Nós não temos falta de alunos temos é falta de escolas, a todos os níveis. Veja bem, a população da Cova-Gala aumentou substancialmente nestes últimos 10 anos e como toda a gente sabe não temos escolas nem com qualidade nem em quantidade para receber todos os nossos alunos, independentemente de precisarem urgentemente de uma C+S, não se compreende que o aumento populacional não se traduza em aumento de equipamentos escolares. São primordiais na minha opinião e tudo farei enquanto cá estiver para que tudo o que cá falta para o bem dos meus conterrâneos venha o mais breve possível, tanto no que diz respeito à primária como à secundária."
.
CF- A Freguesia de S.Pedro recebeu montanhas de apartamentos no âmbito da política de Habitação Social e tal como outra freguesia do concelho talvez em exagero. O que é que tem para dizer ao CF a propósito disso?
.
CS- "Como sabe a freguesia de S. Pedro hà 20 anos era uma desgraça, estava muito mal arrumada, tudo se fez sem projecto, eram sobretudo barracas, casas de madeira e mesmo as de alvenaria não obedeciam a nenhuma norma, encostavam umas às outras, não se passava na maioria dos casos entre as casas... a freguesia ficou limpa, ordenada não tem nada a ver, ainda não está a 100% mas podemos dizer que está bem."
.
CF- Não teme que o facto de ter recebido toda uma população que é do extracto social média-baixa, a outra faixa da população média alta deixe de investir na sua terra?
.
CS- "Bem pelo contrário, este é o nosso povo a Cova-Gala já tinha esta gente e vai continuar, e penso que temos aqui um justo equilíbrio... fiz um estudo às necessidades de habitação social e eu apontava para 90 apartamentos, mas a Câmara entendeu que devia fazer mais... o que se pode fazer hoje às vezes já não se pode fazer amanhã e aqui foi uma questão de oportunidade..."
.
CF- Como sabe tem na sua freguesia uma área de discussão acerca do ponto de vista urbanístico, que são os terrenos das instalações da firma Alberto Gaspar. Qual é a sua ideia para isto que espera da decisão da Câmara?
.
CS- "... Nós achávamos que era importante que aquela industria se mantivesse em funcionamento pelos muitos postos de trabalho que assegurava, nas reuniões que tivemos com a administração fizemos-lhe sempre sentir isso. A partir do momento que fechou e deixou de ter viabilidadade para continuar a laborar concordamos que se fizesse um estudo urbanístico e de ordenamento para aquela zona, que é uma área natural de expansão da freguesia, desde que nesse estudo fossem contemplados alguns equipamentos importantes para a nossa terra."
.
CF-Catorze anos depois, se tivesse que voltar atrás faria tudo igual ou há coisas que não faria da mesma maneira, tantos em termos políticos como pessoais?
.
CS-" É claro que há sempre coisas que a repetir as circunstâncias são outras e seria de ponderar, mas devo dizer que me sinto orgulhoso da terra, que eu e a nossa equipa ajudámos a transformar. Gosto das pessoas que habitam os povoados da Cova-Gala, hoje a nossa terra não envergonha ninguém e em 14 anos penso que se deu o salto dos 8 para os 80, mas eu não sou mega homem, gosto de fazer as coisas com os pés bem assentes no chão e temos utilizado o dinheiro que nos dão muito bem e poupadinho, por isso os resultados estão à vista."
.
CF- Quais são os objectivos para o fim do seu mandato em termos de obras para S. Pedro?
.
CS- " Olhe não gostaria de sair da junta sem dar aos habitantes da minha terra uma boa piscina coberta, um bom campo de futebol, um hotel, campo de ténis, lar da 3º idade, acabar o saneamento e tratar a rede viária como deve ser. Espero que a Câmara me ajude a fazer estas coisas que aliás já existem noutras freguesias do concelho."
.
CF- Quantas colectividades tem a sua freguesia, e diga aos leitores do CF se e estão todas com actividade, se estão bem tanto no aspecto organizado como financeiro?
.
CS- " As nossas colectividades estão todas em plena actividade com uma criatividade fora do normal. O Clube Marítimo precisa de obras de ampliação e remodelação, é um clube muito antigo, muito bairrista. O Grupo Desportivo da Cova-Gala tem uma série de actividades, estão muito bem no ranking distrital em tudo o que fazem, tem pessoas com uma capacidade de chefia invulgar. E temos o Clube Mocidade Covense que desde 1939 não parou as suas valiosas actividades, pelo esforço que eles têm feito merecem ser ajudados, e isso na medida do possível fazemos o que podemos, mas não posso deixar de lhe dizer que aqui também tenho orgulho nas nossas colectividades e aquelas pequenas rivalidades que antigamente havia, hoje todos colaboram e são todos amigos, o que me alegra muito."
.
CF-Conclusão, na Cova-Gala vive-se bem.
.
CS- "Em regra geral sim, mas gostaríamos que fosse melhor e tudo faremos para que isso aconteça."

Comments on "CF à conversa com Carlos Simão"

 

<Anonymous Anónimo said ... (6:53 da tarde) : 

CS- "Em regra geral sim, mas gostaríamos que fosse melhor e tudo paremos para que isso aconteça."

PAREMOS?
HUM...
BOA.

 

<Blogger Ricardo said ... (1:45 da tarde) : 

"faremos"....
feita a correcção...
Obrigado

 

<Anonymous Anónimo said ... (3:37 da tarde) : 

o simon ao seu melhor estilo. fala fala fala fala e não diz nada de jeito.
o q é certo é que esta terra esta a ser invadida por marginais. agora até um centro de recuperação de toxicodependentes aqui temos.
um dia destes deixa de ser seguro sair a rua a noite.
será este o progresso que o simon fala?

 

<Anonymous Anónimo said ... (12:25 da tarde) : 

É tudo muito bonito isto mas era na segurança é que se devia apostar. Já é tarde pois é.

 

<Anonymous Anónimo said ... (1:36 da tarde) : 

ainda vamos ter que começar a resolver as coisas como antigamente.
Porrada para cima, para quem se meter com as gentes da terra.

 

<Anonymous Anónimo said ... (3:20 da tarde) : 

Bora la índios vamos tratar-lhes da saúde!!! É num instantinho...