Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Prémio Nacional de Professores?

24 de Jan de 2007


O Ministério da Educação promove a atribuição anual de um Prémio Nacional de Professores, a partir de 2007, dirigido a todos os educadores de infância e professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
O objectivo do Prémio Nacional de Professores é reconhecer e galardoar os docentes que contribuam de forma excepcional para a qualidade do sistema de ensino, quer no exercício da actividade docente, em contacto directo com alunos, quer na defesa de boas práticas com impacto na valorização da escola.
Para além do Prémio Nacional de Professores, serão atribuídos os seguintes Prémios de Mérito:
-Prémio Carreira: Distingue professores que revelem, ao longo da carreira, a adopção de boas práticas e capacidade de lidar com as dificuldades, tornando-se uma referência para os seus pares e para os seus alunos, bem como para a restante comunidade educativa.
Prémio Integração: Destaca professores que dêem particular atenção às necessidades educativas dos alunos com ritmos e estilos diversos de aprendizagem ou de diferentes culturas.
-
Prémio Inovação: Premeia professores que introduzam métodos inovadores de ensino na sua prática educativa.
-
Prémio Liderança: Reconhece professores que revelem um desempenho excepcional nas actividades de coordenação e dinamização ou de gestão da escola.


Os candidatos à atribuição do Prémio Nacional de Professores ou dos Prémios de Mérito podem ser propostos pelos estabelecimentos de ensino, pelas associações profissionais de professores ou por um grupo constituído por um mínimo de 50 docentes.
As propostas de candidatura ao prémio deverão apresentar professores em exercício efectivo de funções, sendo que cada entidade pode propor apenas um docente, especificando claramente o prémio a que o candidata.
A análise das propostas apresentadas e a escolha dos candidatos vencedores cabe a um júri formado por oito personalidades de reconhecida competência e idoneidade, presidido por Daniel Sampaio.
O Prémio Nacional de Professores terá o valor de 25 000 euros. Os restantes prémios serão materializados por Diplomas de Mérito Pedagógico, visitas de estudo a escolas ou a instituições de referência no estrangeiro, publicação e divulgação de trabalhos dos candidatos.
A primeira edição do Prémio Nacional de Professores ocorrerá durante o ano de 2007, devendo as candidaturas ser submetidas electronicamente, através do sítio da Internet
http://www.min-edu.pt/premio , até 30 de Abril.
O processo de análise e de selecção das candidaturas deverá estar concluído até 30 de Outubro, devendo a cerimónia de atribuição e de divulgação dos prémios ter lugar até 15 de Dezembro.

Comments on "Prémio Nacional de Professores?"

 

<Blogger Quarenta said ... (4:25 da tarde) : 

nada como ler uma boa piada...

 

<Blogger Ricardo said ... (6:04 da tarde) : 

Como diz uma amiga minha professora;
"A melhor resposta a esta medida era não haver candidaturas. Infelizmente, os professores não são assim tão unidos. Haverá sempre as ovelhas negras que se candidatam"

Tudo bem que se avaliem os professores, como qualquer outro profissional mas, quais os criterios da avaliação? O que distingue um bom professor de Matemática de um bom professor de Educação fisica?
Faz lembrar a eleição para o Melhor Português: Está tudo no mesmo saco.