Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

quarta-feira, agosto 09, 2006

Mais uma estatística governamental!


As coisas que um gajo lê “in Público” e ouve nos dias que correm! Então não é que o nosso querido Ministro da Administração Interna António Costa afirmou que apenas 5% dos incêndios são por Fogo Posto? Só 5%? Mas querem enganar quem? Está à vista de todos, basta ver as estatísticas dos últimos 15 anos.
Em 1980 houve 2.349 ocorrências, contra 35.697 em 2005. Nestes 15 anos, gastaram-se milhões em prevenção, educação e ataque directo aos incêndios. Querem-me fazer crer que há 15 anos as pessoas estavam melhor educadas e mais sensibilizadas para o flagelo dos Incêndios Florestais? E os Bombeiros estavam melhor equipados?
Em minha opinião, pelo contrário, nessa altura, todos deitavam a beata do cigarro acesa para a mata pela janela do carro, deixavam lixo dos Pic-Nic’s nos pinhais, inclusive garrafas de vidro e muitas vezes fogueiras por apagar. Mais, nessa altura não havia proibição de lançamento de fogo de artifício nas festas de verão.
Após tanto dinheiro gasto em acções de sensibilização, o número de ocorrências foi sempre aumentando, chegando no ano passado a ser 15 vezes maior e a área ardida 7 vezes.
Ou o Srº Ministro anda a trocar os números e os 5% são os fogos por negligência ou anda a tentar tapar o sol com a peneira.
Está à vista de todos que os incêndios Florestais são um negócio rentável para muita gente. A maioria dos fogos só pode ser por fogo posto, por vezes a começarem em zonas remotas onde não há estradas nem casas, mais, a começarem em plena noite.
Vão ver quem tem ganho mais com isto, investiguem-nos e coloquem-nos na prisão se for esse o caso. Só assim prevejo algum futuro no combate anual, sistemático e cada vez mais grave.
De uma vez por todas metam a Justiça a funcionar, independente de todos os outros organismos, para que os culpados possam ser castigados.
Senão, quando menos esperarmos, deixarão de existir arvores e nada mais restará senão mato rasteiro e cinza.

Comments on "Mais uma estatística governamental!"

 

<Anonymous Anónimo said ... (10:08 da manhã) : 

Este Ministro nem sabe a quantas anda. Alguem lhe disse que era 5% e ele nem duvidou. Qualquer pessoa com o minimo de bom senso percebe que o Fogo posto só pode ser muito mais que isso. talvez até mais de metade. o artigo já tem um anito e já conhecia, mas vale sempre a pena relembrar.

 

<Anonymous Anónimo said ... (11:17 da manhã) : 

O gajo é politico! Tá tudo dito!
é tudo uma cambada!

 

<Anonymous Anónimo said ... (11:43 da manhã) : 

Este Ministro nunca me inspirou confiança, já desde o tempo do Guterres. por acaso têm aparecido na televisão julgamentos de incendiários? qual é a pena que essa canalha apanha? pois é, saem em liberdade. Não sou apoiante da justiça popular, mas há casos que se calhar...
Vá lá o nosso pinhal tem escapado.
É melhor é não falar muito alto pode algum incendiário ouvir

 

<Anonymous Anónimo said ... (12:45 da tarde) : 

Não é que acredite nos 5%, acho que são bem mais, mas há uns anos não se ouvia falar em captura de suspeitos incendiários. Temos que admitir que algo já foi e está a ser feito. A nossa Policia Judiciária é das melhores policias de investigação do mundo. vamos deixar as politiquices de lado e acreditar em quem trabalha no campo onde a vida não é nada facilitada.

 

<Anonymous Anónimo said ... (2:31 da tarde) : 

pessoal do blog, isto só lá vai com justiça popular. amarra-los a um pinheiro e rega-los com gasolina. iam ver se essa raça não ia desaparecer.

 

<Anonymous Anónimo said ... (3:45 da tarde) : 

este ultimo deve ser dos que pensam que no tempo do salazar é que era bom

 

<Anonymous Anónimo said ... (2:06 da tarde) : 

Não apaguem a memória
"Quanto a Salazar, filho e protegido da Igreja, prendeu, torturou e matou (não tanto como se alega e não tanto com certeza como a I República). O que não faz dele um fascista. No Estado Novo não houve um partido (a UN não passava de pequeno grupo de "notáveis"), nenhuma tentativa séria para arregimentar e militarizar a sociedade, belicismo ou racismo. Houve uma ditadura reaccionária e "antimoderna", que isolou Portugal e o conservou numa ancestral miséria.

Vasco Pulido Valente, Público, 5 de Agosto, 2006

 

<Anonymous Anónimo said ... (1:16 da tarde) : 

Dos 23 suspeitos de fogo posto presos este ano, 18 já sairam em liberdade!
Que vergonha!