Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

segunda-feira, agosto 07, 2006

Em tempo de povoação composta, deixo aqui uma imgem que não é nenhuma espécie de sentença, mas deixa sempre muitas dúvidas.
Se a nossa terra se chama Cova-Gala qual será a fronteira entre as duas localidades?
Valerá a pena delinear uma fronteira entre as duas localidades?
Quem será mais indicado para fornecer tal e "preciosa" informação?
Existirá alguma espécie de rivalidade entre as duas localidades?
Ou serão da mesma opinião que eu, é inútil dividir o que não se deve dividir, apelando sempre á união das pessoas para a afirmação regional?

Comments on ""

 

<Blogger JAM said ... (2:38 da tarde) : 

Grande post, grande pergunta... esperamos que todos dêem a opinião. Para mim isto é uma freguesia e nada mais mas voltemos ao passado... e às pessoas idosas da terra, que são melhor do que ninguém para responderem a esta pergunta. Sempre ouvi dizer pelo meu avô e outras pessoas que antigamente era a rua do hospital que dividia a terra a meio, ficando a cova para o lado do mar e a gala para o lado do rio. Mas também se pode perguntar, então e a praia do hospital, que é designada nos livros por praia da gala? afinal que teoria é esta? haverá mesmo alguma para dividir a nossa terra? questão difícil de responder, se haverá resposta na realidade... coisa é certa a rivalidade existiu, ainda existe e existirá, ainda que felizmente com tendência a diminuir.

 

<Anonymous Anónimo said ... (2:41 da tarde) : 

Quais são os indios e quais são os cowboys ?

 

<Blogger Ricardo said ... (4:42 da tarde) : 

Aqui há uns anos havia, no inicio da Av. Remigio Falcão Barreto, ao pé da mercearia do Srº Faustino uma placa a apontar a direcção da praia que dizia "Cova 1".
Nessa altura, de bicicleta com um amigo meu, com o conta-kilometros ligado, fizemos o trajecto e fomos ver onde devia começar a Cova, a 1km dessa placa.
O resultado foi deveras surpreendente. Pelo nosso conta-kilometros, vindo o mais a direito possivel (porque ao fim da avenida há uma curva e contra-curva), verificamos que a povoação Cova começava no 3º degrau (a contar de cima) das escadas que descem para a praia da Cova. Assim sendo, se aquela placa estava certa, a Cova não existe como Povoado, apenas como praia.

 

<Anonymous Anónimo said ... (6:16 da tarde) : 

Como é que dizem aí? Mais vale a Cova c'aGala toda não é?

 

<Anonymous Anónimo said ... (11:26 da tarde) : 

Pessoal aí do blog: Alguns de voçês não ajudaram o Ponteiro a montar o palco e as barracas ca comissão de festas? Então não é tempo de desmontar o material? A festa já acabou há um mês até a aparelhagem sonora está em cima do telheiro da igreja!!!
Se o Ponteiro não teve pessoal para trabalhar com ele deve-o a sua mulher que tirou a bandeira das mãos de quem a tinha agarrado, agora o pessoal que ajudou que faça mais um pequeno esforço e desmonte e arrume aquilo que está a dar um aspecto de desleixo e abandono.
Vá lá pessoal até será mais fácil do que montar aquilo tudo!!!!

 

<Blogger NUNO SOARES said ... (11:55 da tarde) : 

Desculpa lá ó anónimo das 11:26, mas estás redondamente enganado e ficas desde já a saber que este blog não teve nada que ver com a anterior comissão de festas. São esses comentários infelizes que nos deixam tristes e como anónimo demonstra a maior falta de educação perante pessoas sérias.

 

<Anonymous Anónimo said ... (12:40 da manhã) : 

Boa Noite. Antes de mais gostaria de dar os meus parabens a todos os responsáveis deste blog, porque acho que tem muita qualidade!!!!Sobre o tema Cova ou Gala, penso eu e na minha opinião, que isto já terminou á muito tempo, hoje em dia já não se liga a esse assunto,e ainda bem!!!! Eu sou da Cova-Gala ou S. Pedro!!!

 

<Blogger Socorro! said ... (2:15 da manhã) : 

Como o bom trabalho de um blog pode ser estragado por um post aparentemente inofensivo. Se bem que falar de fronteiras é tudo menos inofensivo.
Podemos extrapolar as rivalidades entre países para a rivalidade entre regiões, entre povoações, entre ruas e, pelos cvistos entre a mesmas fregesia.
O que é que os amigos querem? Uns katiuskas? Uns morteiros da cova para a gala e vice versa?
Deixem-se de divisões ou então esclareçam melhor a intenção do post.
Quanto mais se mexe na merda pior ela cheira.
Um abraço e continuação de um bom trabalho no blog

 

<Blogger Socorro! said ... (2:16 da manhã) : 

Descupem os erros, mas acho que se entende.

 

<Blogger Socorro! said ... (2:16 da manhã) : 

Descupem os erros, mas acho que se entende.

 

<Blogger JAM said ... (2:24 da manhã) : 

Ao comentário anterior respondo: acho que entendeu mal... o que é simples. Só queremos saber se as pessoas da terra ainda sentem essa rivalidade que existia antigamente e se dividem a freguesia ao meio ou não. Não há segundas intenções nenhumas. Porque havia de haver?

 

<Anonymous Anónimo said ... (3:59 da manhã) : 

"...é inútil dividir o que não se deve dividir, apelando sempre á união das pessoas..."
Bela frase, Nuno. Deve ser esta a base para reflexão.
Atentem no Lema do Grupo Desportivo Cova-Gala.

"...Para mim isto é uma freguesia e nada mais mas ..." Desculpa Zé Tó, mas a nossa terra é muito mais que uma mera freguesia.
Procura a sua identidade, origem e a história de quase 300 anos. Vais encontrar o esforço da fundação e do isolamento, a grandeza do povo que lhe deu nome e carácter. Vais verificar a nobreza do seu percurso por esse mundo a fora e o lento e inexorável abraço das duas povoações originais.
Verás que o orgulho que sentes em ser Cova-Galense sairá alicerçado.
Um abraço

 

<Anonymous Anónimo said ... (9:36 da manhã) : 

Apesar de já não fazer sentido falar-se em Cova e Gala, visto a união ser evidente, em conversa ainda se diz "vou à Cova" ou "vou à Gala".
Lembro-me bem dessa tal placa ao pé do srº Faustino, mas penso que o nome Cova veio de uma zona de boa pesca chamada Cova d'Oiro, daí a Cova ser na Praia. Era interessante discutir-se também aqui a origem dos nomes.

 

<Blogger JAM said ... (11:03 da manhã) : 

Sr. de capa
Quando digo que a minha terra é uma freguesia e nada mais, refiro-me claro que nem é Gala nem é Cova, é S.Pedro e uma só.

 

<Anonymous Anónimo said ... (12:08 da tarde) : 

Fiquei deveras surpreendido com os sentido de união que este post veio demonstrar, essencialmente na malta mais nova, pois penso que as pessoas mais idosas (nas quais será previsivel alguma rivalidade entre Cova e Gala) não comentam aqui.
Para uma terra que sempre foi conhecida cá na Figueira como Terra de Indios, demonstra aqui bastante "Civilidade"
Parabens!

 

<Blogger Ricardo said ... (2:21 da tarde) : 

Srº Sá, muito obrigado, mas...
Por acaso não quereria dizer Civismo em vez de "Civilidade"?.
Quanto à "terra de Indios", acho pessoalmente que há mais tiroteios entre indios e cowboys na margem direita do que na esquerda do rio.
Abraço

 

<Anonymous Anónimo said ... (4:35 da tarde) : 

pois eu concordo, na cova-gala tudo se resolvia à pedrada!

 

<Anonymous Anónimo said ... (4:45 da tarde) : 

tudo se resolvia à pedrada é verdade.
havia grandes discussões sobre se determinada pessoa morava na Gala ou na Cova. Acho que nunca se soube onde começava uma e acabava outra. Sei sim que a rivalidade existia, e ainda existe nas pessoas da mais alta faixa étaria. Havia mesmo jogos de Futebol entre uma equipa da Cova e outra da Gala.
Actualmente, penso que já ninguem liga a isso. Agora, virem cá artista e dizerem nos microfones que gostaram de vir à "Cova da Gala", isso é que não

 

<Anonymous Anónimo said ... (1:07 da manhã) : 

Sá e Ricardo
Civilidade=conjunto de formalidades observadas entre as pessoas bem-educadas - cortesia - delicadeza- polidez- ÉTICA

Civismo=dedicação pelo interesse público - comportamento demonstrativo de respeito pelos valores da sociedade e das suas instituições.

Aproveito para vos pedir que as usem, sem aspas, a ambas, muitas e muitas vezes e delas usufruam de igual retorno.

Nenhuma delas obstará a que possamos ser Indios e ou Esgueirões.
Um abraço.

 

<Anonymous Anónimo said ... (9:44 da manhã) : 

Um Blog com corrector ortográfico personalizado? Isto é um luxo!
Com Civismo ou Civilidade espero que o espirito de união aqui demonstrado se mantenha e que a fama de Indios fique definitivamente na história passada. Tenho amigos na Cova-Gala e vou lá à praia muitas vezes e nunca fui lá maltratado.
Parabéns por terem abordado o tema, mas se calhar a discussão não foi a esperada, ou então, estavamos todos enganados.

 

<Anonymous Anónimo said ... (4:35 da tarde) : 

Desculpa lá Sá: "história passada"...
Desde quando se conta uma história que vai acontecer???

 

<Anonymous Anónimo said ... (12:03 da manhã) : 

Eu cá sou da opinião daquele snhor que esteve cá e disse que tinha gostado de vir à Coiva da Gala.
Até acho um nome mais simpático para a terra. Não sou de cá mas estou aqui a viver há três anos e trabalho na Figueira.

 

<Anonymous Anónimo said ... (11:21 da manhã) : 

Ai Ai, então já não basta dizerem Cova da Gala, agora já é Coiva?
Vamos lá ver vamos. vai tudo corrido à pedrada e a chumbo

 

<Anonymous Anónimo said ... (12:20 da tarde) : 

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

<Anonymous Anónimo said ... (12:26 da tarde) : 

ainda mais uma coisa... o pessoal da gala sempre foi muito mais armado em esperto com a mania que eram mais que os outros.
por mim Covense sempre.

 

<Blogger Ricardo said ... (3:06 da tarde) : 

É inútil dividir o que não pode ser dividido, e ainda mais quando ninguem sabe onde ficava a fronteira. COVA-GALA é o nome e S.Pedro é a Freguesia. O anónimo das 12:20 e 12:26 tem todo o direito de pensar da maneira que pensa pois estamos num estado democrático, mas, em minha opinião, em vez de andar a insultar o presidente da junta, a sua lista e dizer mal das suas politicas, porque não perder esse tempo e voluntariar-se para fazer algo de alguma utilidade para esta terra? É certo que Cova-Gala ainda precisa de muita coisa, mas há que começar por algum lado.

 

<Anonymous Anónimo said ... (3:35 da tarde) : 

o comentário do anómimo das 12:26 faz-me pensar que talvez ainda exista índios na cova-gala!

 

<Anonymous Anónimo said ... (7:13 da tarde) : 

onde aceitam as contribuições para a construção do Muro? contactaram alguma empresa Israelita para a construção? Vai ser pintado? tipo o de Berlim? obrigado pela informações!

 

<Anonymous Anónimo said ... (10:38 da tarde) : 

Cova-Gala é horroroso. Deveria ser S. Pedro localidade e freguesia de S.Pedro