Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

quarta-feira, agosto 02, 2006

Reflorestação da Serra da Boa Viagem


Foi com enorme prazer que li no jornal O figueirense , há umas semanas, a noticia do suposto Plano do governo que prevê a Reflorestação de 245 hectáres da Serra da Boa Viagem. O Plano de Recuperação da Serra da Boa- Viagem, prevê "um novo ordenamento, que seja mais resistente ao fogo e que recupere dele o mais rapidamente possivel". Igualmente estará previsto o aproveitamento de residuos florestais para a produção de biomassa.In O Figueirense, "Na sua deslocação à Serra da Boa Viagem, o ministro da Agricultura procedeu ainda à apresentação das equipas de vigilância móvel de bicicleta, que incorporam 60 jovens em acções de vigilância até Setembro a Casa da Protecção Civil, e à inauguração da Casa do Sapador Florestal. Lídio Lopes, vereador da Câmara Municipal da Figueira Foz, que representou o presidente da autarquia, Duarte Silva, em viagem oficial no estrangeiro, salientou a mais-valia das brigadas móveis ao nível da vigilância e dissuasão e da sua contribuição "para os bons comportamentos das pessoas".Ora bem, contribuição para o bom comportamento das pessoas? Mas afinal o que é isto? Será que vão infiltrar-se pelo meio obscuro dos incendiários e dissuadi-los a meter fogo à mata? Quem é que actualmente ainda é ingenuo o suficiente para acreditar nos politicos? Pode haver quem já não se lembre, mas aquando do grande fogo na serra à 12 anos, também houve uns politicos que anunciaram pomposamente a reflorestação da Serra. Em vez disso, durante 12 anos, das poucas coisas que cresceram, além de eucaliptos, foram acácias.
Antes deste ultimo fogo, a Serra estava infestada de acácias que cresceram selvaticamente por tudo quanto foi lado. Ouvi dizer até "olha a serra tão bonita, tão verdinha", pois tava verdinha, mas era um autentico barril de polvora, tão grande que em 2 dias ardeu toda outra vez.Se as centrais de biomassa forem mesmo para a frente, talvez a coisa mude, pois haverá interesse no mato selvagem que obviamente voltará a atacar a Serra.
No entanto, continuará a existir quem tenha o prazer mórbido em meter fogo à serra da Boa Viagem e a todas as Serras, por interesses economicos, pessoais ou mesmo politicos. E enquanto os suspeitos não forem punidos, em vez de serem identificados e sairem em liberdade, continuará a haver incendiários, pois imagino que seja um negócio muito rentável.
245 hectáres!!! Arderam o ano passado mais de 1000, logo ainda faltará bastante para voltar a ver a serra verdinha! Nunca mais como antes, pois entretanto surgirão novas urbanizações e porque com as chuvas de Outubro e Novembro, muito do solo fertil foi arrastado.Enfim, resta esperar para ver!

Comments on "Reflorestação da Serra da Boa Viagem"

 

<Anonymous Anónimo said ... (10:49 da manhã) : 

Excelente blog.
Muitas felicidades e nunca percam a motivação para manter este espaço de debate.
Abraço