Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

sexta-feira, outubro 13, 2006

Sexta Feira 13 - A origem


Gatos pretos, Talheres cruzados, Sal derramado, 13 pessoas à mesa, etc...
Mais uma sexta-feira 13 está a acabar!
Tiveram muito azar hoje? Ou ganharam o Euromilhões?
Para muitas culturas é considerado como um dia de azar sendo que para outras nem por isso.
Sorte ou Azar, convem saber um pouco do porquê do número 13 e da sua associação à Sexta-Feira. E acreditem que teorias há muitas e para todos os gostos.
.
Algumas versões
.
A crença de que o dia 13, quando cai numa sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso.
A mais forte delas, seria o facto de Jesus Cristo ter sido crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica.
Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma discussão que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa.
Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o Demónio. Os 13 ficavam a rogar pragas aos humanos.
Uma outra lenda está associada aos templarios.
Na sexta-feira, 13 de Outubro do Ano de 1307, os Cavaleiros do Templo são "surpreendidos" pela inveja e sede de poder de Filipe o Belo, rei de França, com o intuito de extinguir a Ordem e apoderar-se dos seus bens. Todo a Europa fica chocada pelas acusações feitas aos cavaleiros e em 1314 a Ordem é oficialmente extinta pelo Papa Clemente V.
.
O número 13
.
A crença na má sorte do número 13 parece ter tido a sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em varias regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte.
O argumento dos optimistas baseia-se no facto de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte.
Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, os dísticos míticos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas.
Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum",consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.
.
"E pluribus unum", lema do meu querido Sport lisboa e Benfica está portanto também associados ao número 13, ao sagrado, à sorte e ao azar.
Que grande combinação!
Alguem ainda duvida da grandiosidade deste clube?

Comments on "Sexta Feira 13 - A origem"

 

<Blogger Ricardo said ... (10:33 da tarde) : 

E Pluribus Unum!

SLB, SLB,
SLB, SLB, SLB,
GLORIOSO, SLB,
GLORIOSO, SLB...

BENFIIIIIIICA!!!

 

<Blogger Marco MR said ... (10:44 da tarde) : 

Mais uma vez. Artigo interessante. E que contribui para aprendermos mais qq coisa.;)

 

<Blogger Marco MR said ... (10:45 da tarde) : 

Mais uma vez. Artigo interessante. E que contribui para aprendermos mais qq coisa.;)

 

<Blogger JAM said ... (11:51 da tarde) : 

Glorioso SLB Glorioso SLB SOMOS OS MAIORES MAI NADA!!! Para quem acredita no nº 13 aqui vai uma breve lição da força do Benfica... O Beira-Mar ganhou ao Benfica 2-0 na Luz há 2 anos, não se lembram? e o k lhes aconteceu? desceram!!! LOL O Gil Vicente também surpreendeu o Glorioso na Luz na época passada por 2-0, não se lembram? e o k lhes aconteceu? desceram este ano!!! LOL O Guimaraes tambem nos atingiu 2 vezes, uma para o campeonato em casa por 2-0 e ainda nos elimimou na Luz da Taça de Portugal por 1-0, não se lembram? e o k lhes aconteceu? lá foi o Guimaraes para a segunda!!! hahaah e k lindo não foi!!! kerem mais? só para provar que quem ganha ao benfica quase nunca se livra de uma represália. SLB4ever

 

<Blogger Praia da Claridade said ... (1:53 da manhã) : 

Bem... a esta hora já é dia 14, sábado !.... LOL....
Ricardo, vizinho da Praia da CLaridade ( http://topazio1950.blogs.sapo.pt/ ):
Um bom fim de semana !
Abraço.

 

<Blogger JAM said ... (9:31 da manhã) : 

E há mais... quem pensa que só acontece aos pequenos que se engane! Para quem não se lembra já, eu relembro. A vitória vergonhosa do Porto na Luz em 2004/2005...lembram-se bem do golo do Petit, que só uma pessoa não viu... não lembram? e do penalty claríssimo que ficou por marcar... também se lembram, não lembram? enfim. E o k lhes aconteceu? perderam o campeonato e na época passada apanharam duas derrotas com o benfica, que já não acontecia há muito.
E o Sporting? essa é para rir!!! em 2005 queriam ser campeões na Luz não queriam? lembram-se? LOL pois, foi o maior pecado mortal. Aos 83 min perderam o campeonato de forma trágica... e Luisão pôs fogo ao Inferno da Luz que explodiu de alegria!!! O Benfica foi campeão ali!!! Kerem mais ainda? estava aki eternamente... e eu até nem sou supersticioso se kerem saber.