Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

sábado, outubro 28, 2006

Não é mais um jogo...

Faltam horas, já poucas horas para vermos mais um FC Porto-Benfica na cidade do Porto. Por mais que falem, por mais que queiram normalizar este jogo, o antes e o depois dele, é tarefa impossível. Sempre teve este sabor picante, as trocas verbais entre presidentes, que fazem deste clássico único, na minha opinião o mais escaldante do futebol português. E porquê? porquê tudo isto? Se reflectirmos bem não é um só um jogo que vai ser jogado, não são só 3 pontos que estão em disputa, é um problema cultural e histórico...
O bairrismo e o orgulho tripeiro é bastante notório ainda na Invicta, algo que transforma este embate e faz das bancadas das Antas (agora do Dragão) um inferno anti-benfica e mais... anti-"mouros", nome designado pelos portuenses aos lisboetas. O desejo de derrotar e esmagar no Porto o seu maior rival, o Benfica, é o objectivo número um. E se recordarmos a história e observarmos o presente também concluimos que o Porto nunca se conformou por Lisboa ser a capital e deter o poder de influência, daí a rivalidade existente desde há muito entre as duas maiores cidades do país. É isto o FCP-SLB, na sua mais pura verdade. Logo à noite o cenário vai repetir-se. Um jogo escaldante da 8º jornada, que todo o Portugal vai ver ou ouvir hoje a partir das 19h 45.
O Benfica sem Miccoli, expulso no jogo com o Estrela da Amadora exageradamente, está moralizado para trazer a vitória das Antas. Falando da pedagogia dos árbitros tão apregoada na época transacta... onde está ela? de certeza que na Luz não esteve no passado Domingo. Onde está aquela teoria de manter os melhores jogadores nestes jogos? Ainda me lembro no ano passado quando tudo estava com medo de o Liedson levar vermelho antes dos derbys com o Benfica ou não foi? Então há contenção só para um lado? O que fez o Miccoli? É derrubado daquela forma e levantou-se com ar de chateado naturalmente. Segundo amarelo? Por amor de Deus, não brinquem com isto. Depois não querem que se fale dos árbitros e achava muito bem, mas assim é impossível! O "Sistema" continua por aí... e não haja ilusões.
Quanto ao FC Porto é favorito claramente. É Campeão Nacional e vai jogar em casa, no seu estádio, arriscaria a dizer todo de azul e branco. A "guerra dos bilhetes" deixou o público encarnado fora do clássico. Só mesmo comprando nas bilheteiras do Dragão, esse problema se resolverá. Que seja um grande clássico, que haja jogadas bonitas e bons golos se possível!

Comments on "Não é mais um jogo..."

 

<Blogger JAM said ... (10:07 da tarde) : 

Chama-se a isto morrer na praia. O futebol é isto paciência...

 

<Blogger Socorro! said ... (1:25 da manhã) : 

Gosto de ler o vosso blog mas demora tanto tempo a carregar q vou primeiro buscar uma cerveja e depois passa-me a vontade.

 

<Blogger JAM said ... (10:37 da manhã) : 

Caíu do céu o golo do Bruno Morais... nas alturas a bola acabou por trair o Benfica de novo nos descontos... Depois dos 90' é possível ainda marcar eu sei mas a probabilidade é baixa demais para o benfica se dar ao luxo de entrar nessas estatísticas. Já é a segunda vez que acontece esta época ao Benfica. Pode acontecer a qualquer equipa mas nos Grandes isso não devia acontecer porque têm argumentos para isso. Por acaso ontem foi mera infelicidade e não culpo nenhum jogador do SLB. Depois dos 90' é atirar bolas para fora, manter a posse de bola ao máximo, despachar a bola lá para a frente. Como disse o Paulo Bento e bem depois dos 3-3 em aveiro "nos descontos o jogo acabou", a fazer lembrar o mestre Trapattoni, que me deixa saudades.

 

<Blogger Ricardo said ... (5:03 da tarde) : 

Por vezes acontece ser um bocadito mais lento.