Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

segunda-feira, novembro 27, 2006

Geração Blogue

Se quer dizer o que pensa e pensa que não pode, está enganado. Crie um blogue e mergulhe na grande conversa global. Está tudo no livro ‘Geração Blogue’, do especialista italiano em cultura digital, Giuseppe Granieri.
.
Além do impacto que a blogosfera – gigantesca “rede de passa-a-palavra”, como lhe chama Granieri –, está a ter sobre alguma classe política, o especialista analisa ainda a forma como esta se relaciona com os media tradicionais.
A blogosfera é constituída actualmente por cerca de 40 milhões de diários mais ou menos íntimos – número avançado por Andrew Wychoff, da OCDE, no 16.º Congresso das Comunicações. Cada um desses diários – os blogues –, sustenta Granieri, “são um ‘format’ diferente, novo, que não é possível descrever com base em modelos já conhecidos”. Na medida em que qualquer pessoa com acesso à Internet pode criar um novo blogue, a sua difusão acabou por ligar milhões de indivíduos “convertendo a rede de conteúdos em infra-estrutura de discussão”.
Cada texto publicado – ou «post» – pode ser comentado por qualquer pessoa, gerando uma enorme cadeia de comentários. Frequentemente, os bloguistas estabelecem links entre comentários submetidos em diferentes blogues, mas também para outros sites com informação relevante, o que só vem estender ainda mais o debate.
Para Granieri, este sistema em que milhões de pessoas filtram conteúdos e a partir deles produzem outros novos, permite falar em “meio de comunicação de massas através da Rede”. O especialista italiano chega mesmo a afirmar: “Pela primeira vez na história do homem, a opinião de uma só pessoa pode tornar-se efectivamente pública”.
.
Por mais paradoxal que possa parecer, nota Granieri, a relação entre os média tradicionais e a blogosfera é como a história de Pedro e o Lobo. “Depois de terem gritado: “O lobo! O lobo!”, alertando para as modificações que a Internet estava a operar na sociedade, “têm hoje muita dificuldade em compreender que algo aconteceu realmente”.
“Perante uma ocasião extraordinária para o seu trabalho – acrescenta Granieri – muitos profissionais do sector parecem cegos e, conhecendo apenas por terem ouvido falar, procuram convencer-se de que o lobo não existe”.
Ora, se tempos houve em que se confundiu blogues e jornalismo, hoje sabemos que quase nada terão em comum. Para o autor de ‘Geração Blogue’, “a blogosfera é o lugar da conversa sobre o mundo. Na grande conversação a única lei é o respeito recíproco, e a punição é uma redução de atenção”.
.

Comments on "Geração Blogue"

 

<Blogger Marco MR said ... (1:40 da tarde) : 

Ta tudo dito;)

 

<Blogger Ricardo said ... (2:07 da tarde) : 

“Pela primeira vez na história do homem, a opinião de uma só pessoa pode tornar-se efectivamente pública”.

Há coisas fantásticas não há?