Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

terça-feira, setembro 04, 2007

Para pensar...




Blogs/sites de opinião- o retrato do país


Fico espantado como em 2007, a liberdade de expressão de cada um, ainda é uma coisa com muitos fantasmas! Basta navegar um pouco pela Internet e facilmente se observa isto. É um mundo invadido por anónimos na sua grande maioria. Porque é que ainda há medo de dar a cara? A ditadura já não acabou em 1974? É incrível, sufocante, uma perturbação enorme que se apoderou dos blogs e dos sites, onde é possível opinar por breves instantes.
Como blogger vejo este trauma acontecer todos os dias. Como há excepções, é de salientar os que preferem manter-se no anonimato, não por qualquer receio, mas sim por opção e é respeitável. Esses são uma percentagem mínima, que não interferem nem contam para o problema em causa.
Nada acontece por acaso, tudo tem uma explicação. Estamos sempre a perguntar porque é que o país não melhora, não avança, ou não é? Pois é. O “portuga” não muda, gosta mais de olhar para o lado, do que para si mesmo. Gosta mais de dizer mal, do que construir e lutar por um futuro risonho. Gosta mais de se esconder atrás de não sei onde, do que aparecer e assumir as suas responsabilidades. Gosta mais de invejar o outro, do que ser igual ou melhor que ele. É o que se passa nos blogs, sítios onde muita gente descarrega um pouco de tudo isto. Como blogger não deixo de reprimir este tipo de caminho, de lutar para que tudo seja mais azul, mais autêntico, mais real porque é possível!
Dizemos que o Primeiro-Ministro é ditador a governar… mas se olharmos bem para nós, não somos nós que criamos a nossa própria ditadura? Ao condicionarmos a nossa liberdade de expressão? A Liberdade é um direito de todos nós. Não pode ser usada desta forma, comparada a um “fantasma” a que todos temem.


José António Manata

Agosto In "O Fala Barato"

Comments on "Para pensar..."

 

<Blogger Santoro Manuel said ... (8:58 da tarde) : 

Como ha muito se diz, a liberdade de um termina quando entra na de outro.
Ze to, na insistas em velhos cavalos de batalha.;)

 

<Blogger JAM said ... (1:48 da tarde) : 

O problema aqui não é interferir na liberdade de cada um. É haver medo da própria liberdade, de exprimir opiniões, às vezes tão simples de fazer.
Não vou mudar recalcamentos de uma ditadura forte que não vivi, não vou mudar isso eu sei, é so uma observaçao. Mas já lá vão 33 anos e o Salazar ainda anda por aí... oh oh oh ;)