Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Óscares: uma noite sem grandes surpresas


A maioria dos favoritos à entrada do Kodak Theatre arrecadou a estatueta. Nas categorias de Melhor Actor, Melhor Actriz, Melhor Actriz Secundária e Melhor Realizador venceram os favoritos.
A interpretação de Forest Whitaker, em «O Último Rei da Escócia», como o ditador do Uganda Idi Amin, já tinha valido ao actor um Globo de Ouro, e fazia dele o favorito na categoria.
Também Helen Mirren, que interpreta a Rainha de Inglaterra no filme dirigido por Stephen Frears, já tinha vencido o Globo de Ouro na categoria de Melhor Actriz, e também um BAFTA.
A revelação de «Dreamgirls» Jennifer Hudson também já tinha levado para casa um Globo de Ouro de Melhor Actriz Secundária, e já era se esperava que hoje levasse uma estatueta dourada. O Óscar de Martin Scorsese já era há muito esperado, visto ser esta a sexta nomeação do realizador de «The Departed: Entre Inimigos», à estatueta de Melhor Realizador.

sábado, fevereiro 24, 2007

Frase do Dia!!!

" Num País normal, Socrates estaria no olho da rua..."
.
Alberto João Jardim

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Taça UEFA: Benfica e Braga nos oitavos



O Benfica teve pulmão em Bucareste! A vantagem de 1-0 trazida de Lisboa era curta e o Benfica sabia do que esperava. As dificuldades iniciais do jogo foram superadas de forma inteligente. Sob um ambiente infernal, os encarnados souberam manter a serenidade depois do golo sofrido e levar a água ao seu moinho, ganhando a partida por 1-2. Anderson e Katsouranis provaram a superioridade das águias no jogo e confirmaram a passagem aos oitavos de final (1-3). O PSG é o adversário que se segue.
O Braga eliminou o Parma de Fernando Couto. (0-2) nas duas mãos, deram o apuramento merecido dos minhotos à fase seguinte da UEFA. O Tottenham está agora na frente do Braga.
.
.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Champions League: FC Porto 1-1 Chelsea


Ainda não foi desta que o Chelsea de José Mourinho venceu no Estádio do Dragão. Apesar de tudo, este empate na primeira mão dos 1/8 de final, deixa os "Blues" numa posição favorável para a segunda mão, que se realizará em Stamford Bridge.
Dragão cheio, no regresso de Mourinho à cidade do Porto. O equilíbrio dominou o jogo, onde tanto o FC Porto como o Chelsea tiveram oportunidades para o ganhar. O Porto continua invicto em casa contra equipas inglesas para as competições europeias. Está tudo em aberto ainda, mas em Londres o Porto está agora obrigado a marcar e tentar não sofrer, se quiser aspirar os quartos de final. Coisa difícil, visto que o Chelsea de Mourinho em casa ainda só perdeu uma vez, em 76 encontros. Veremos se o Porto consegue ou não quebrar essa marca... que até nem seria necessário se acontecer um empate a dois ou mais golos.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Novo Best-Seller


"Eu comi Carolina"

O relato de 54 Super Dragões, abusados vezes sem conta por uma ninfa vestida de azul e branco.

Se o anterior vendeu o que se viu, imaginem se um destes saisse para as bancas

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz 2007


Avenida do Brasil 18 e 20 Fevereiro, 15h00

.

O Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz 2007 realiza-se nos dias 18 e 20 de Fevereiro, na Avenida do Brasil, e vai ter como Reis Sónia Araújo e José Carlos Malato, caras bem conhecidas da Televisão.Este desfile, com cerca de 700 participantes, conta ainda com a presença de 11 Carros Alegóricos, 8 Grupos de Carnaval e 2 Escolas de Samba, “A Rainha” e “Unidos do Mato Grosso”. O preço dos ingressos é de € 3,50, e estarão à venda no local do evento.

.


segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Nova lei


Portugal disse SIM à legalização do aborto. A nova lei vai ser aprovada na Assembleia da República, prometeu o Primeiro-Ministro.
Agora vamos esperar pelas consequências desta mudança, boas ou más veremos no futuro. A Dinamarca nunca foi tão falada em Portugal... o que me dá vontade de rir. Os exemplos são muito bons, mas não passam disso. Portugal não é a Dinamarca, nem a Holanda, nem a Finlândia, muito menos a Alemanha. Lá há abonos para ajudar as grávidas a não abortar. Lá há também aconselhamento médico para ajudar as mães a decidir. Será que Portugal vai ter isto tudo também? Oxalá que SIM. Há que combater a futura taxa de abortos, que não interessa a ninguém. Abortar à toa Não é progresso. E o SNS vai ter capacidade para responder a tantos casos?
.
Mas Hoje já é dia 12 de Fevereiro, o Sol já nasceu e com ele voltaram os problemas, problemas esses sim mais importantes para resolver. A economia, o desemprego, a saúde, a educação... são estes os problemas que os portugueses se preocupam e querem ver melhoras. Pois é, é o regresso ao Portugal real.

sábado, fevereiro 10, 2007

Só no Japão...





Estes Japoneses inventam cada uma...
Quem disse que um reboque é um veículo de quatro rodas?!!!
Fantástico, não é?

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Nas tuas mãos.

Domingo, dia 11 de Fevereiro, vai ser um dia importante para Portugal, tal como foi há 8 anos atrás. O aborto vai estar nas tuas mãos outravez, nas mãos de todos nós. És tu que tens de decidir o que queres, não deixes os outros fazerem isso por ti!
Os partidos políticos não deviam ter-se metido num assunto, que é pessoal e íntimo de cada um. Votem com consciência. Sejam vós próprios.
Sintam primeiro, votem depois!

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Portugal bate Brasil em Londres


A Selecção das Quinas bateu o poderoso Brasil por 2-0, no fantástico Emirates Stadium. Sem Ronaldinho e Ronaldo, os Penta-Campeões do Mundo quebraram um pouco, mas não foi por eles que se deve a derrota. Um ambiente estupendo neste amigável, onde Portugal saiu vencedor justamente, já na parte final do jogo, com golos de Simão Sabrosa e Ricardo Carvalho.
Cristiano Ronaldo foi o centro das atenções mais uma vez e há razões para o ser! O extremo português está com uma força avassaladora. Quis mostrar aos "canarinhos" as suas arrancadas impressionantes, deixando-os para trás de forma inacreditável. De facto ninguém pára Ronaldo!

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

CF à conversa com Carlos Simão

Numa entrevista dada ao Correio da Figueira desta semana, o Presidente da Junta de São Pedro, foi questionado sobre alguns assuntos centrais da nossa terra. A terminar, referiu os projectos que deseja concretizar antes do seu abandono. Aqui ficam os melhores momentos dela.
.
CF- Quero-lhe fazer a pergunta imprescindível que é o problema escolar. A sua terra tem alunos que cheguem para as suas escolas ou alguma delas vai ter de fechar?
.
CS- "Nós não temos falta de alunos temos é falta de escolas, a todos os níveis. Veja bem, a população da Cova-Gala aumentou substancialmente nestes últimos 10 anos e como toda a gente sabe não temos escolas nem com qualidade nem em quantidade para receber todos os nossos alunos, independentemente de precisarem urgentemente de uma C+S, não se compreende que o aumento populacional não se traduza em aumento de equipamentos escolares. São primordiais na minha opinião e tudo farei enquanto cá estiver para que tudo o que cá falta para o bem dos meus conterrâneos venha o mais breve possível, tanto no que diz respeito à primária como à secundária."
.
CF- A Freguesia de S.Pedro recebeu montanhas de apartamentos no âmbito da política de Habitação Social e tal como outra freguesia do concelho talvez em exagero. O que é que tem para dizer ao CF a propósito disso?
.
CS- "Como sabe a freguesia de S. Pedro hà 20 anos era uma desgraça, estava muito mal arrumada, tudo se fez sem projecto, eram sobretudo barracas, casas de madeira e mesmo as de alvenaria não obedeciam a nenhuma norma, encostavam umas às outras, não se passava na maioria dos casos entre as casas... a freguesia ficou limpa, ordenada não tem nada a ver, ainda não está a 100% mas podemos dizer que está bem."
.
CF- Não teme que o facto de ter recebido toda uma população que é do extracto social média-baixa, a outra faixa da população média alta deixe de investir na sua terra?
.
CS- "Bem pelo contrário, este é o nosso povo a Cova-Gala já tinha esta gente e vai continuar, e penso que temos aqui um justo equilíbrio... fiz um estudo às necessidades de habitação social e eu apontava para 90 apartamentos, mas a Câmara entendeu que devia fazer mais... o que se pode fazer hoje às vezes já não se pode fazer amanhã e aqui foi uma questão de oportunidade..."
.
CF- Como sabe tem na sua freguesia uma área de discussão acerca do ponto de vista urbanístico, que são os terrenos das instalações da firma Alberto Gaspar. Qual é a sua ideia para isto que espera da decisão da Câmara?
.
CS- "... Nós achávamos que era importante que aquela industria se mantivesse em funcionamento pelos muitos postos de trabalho que assegurava, nas reuniões que tivemos com a administração fizemos-lhe sempre sentir isso. A partir do momento que fechou e deixou de ter viabilidadade para continuar a laborar concordamos que se fizesse um estudo urbanístico e de ordenamento para aquela zona, que é uma área natural de expansão da freguesia, desde que nesse estudo fossem contemplados alguns equipamentos importantes para a nossa terra."
.
CF-Catorze anos depois, se tivesse que voltar atrás faria tudo igual ou há coisas que não faria da mesma maneira, tantos em termos políticos como pessoais?
.
CS-" É claro que há sempre coisas que a repetir as circunstâncias são outras e seria de ponderar, mas devo dizer que me sinto orgulhoso da terra, que eu e a nossa equipa ajudámos a transformar. Gosto das pessoas que habitam os povoados da Cova-Gala, hoje a nossa terra não envergonha ninguém e em 14 anos penso que se deu o salto dos 8 para os 80, mas eu não sou mega homem, gosto de fazer as coisas com os pés bem assentes no chão e temos utilizado o dinheiro que nos dão muito bem e poupadinho, por isso os resultados estão à vista."
.
CF- Quais são os objectivos para o fim do seu mandato em termos de obras para S. Pedro?
.
CS- " Olhe não gostaria de sair da junta sem dar aos habitantes da minha terra uma boa piscina coberta, um bom campo de futebol, um hotel, campo de ténis, lar da 3º idade, acabar o saneamento e tratar a rede viária como deve ser. Espero que a Câmara me ajude a fazer estas coisas que aliás já existem noutras freguesias do concelho."
.
CF- Quantas colectividades tem a sua freguesia, e diga aos leitores do CF se e estão todas com actividade, se estão bem tanto no aspecto organizado como financeiro?
.
CS- " As nossas colectividades estão todas em plena actividade com uma criatividade fora do normal. O Clube Marítimo precisa de obras de ampliação e remodelação, é um clube muito antigo, muito bairrista. O Grupo Desportivo da Cova-Gala tem uma série de actividades, estão muito bem no ranking distrital em tudo o que fazem, tem pessoas com uma capacidade de chefia invulgar. E temos o Clube Mocidade Covense que desde 1939 não parou as suas valiosas actividades, pelo esforço que eles têm feito merecem ser ajudados, e isso na medida do possível fazemos o que podemos, mas não posso deixar de lhe dizer que aqui também tenho orgulho nas nossas colectividades e aquelas pequenas rivalidades que antigamente havia, hoje todos colaboram e são todos amigos, o que me alegra muito."
.
CF-Conclusão, na Cova-Gala vive-se bem.
.
CS- "Em regra geral sim, mas gostaríamos que fosse melhor e tudo faremos para que isso aconteça."

Prémio Nacional de Professores?

24 de Jan de 2007


O Ministério da Educação promove a atribuição anual de um Prémio Nacional de Professores, a partir de 2007, dirigido a todos os educadores de infância e professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
O objectivo do Prémio Nacional de Professores é reconhecer e galardoar os docentes que contribuam de forma excepcional para a qualidade do sistema de ensino, quer no exercício da actividade docente, em contacto directo com alunos, quer na defesa de boas práticas com impacto na valorização da escola.
Para além do Prémio Nacional de Professores, serão atribuídos os seguintes Prémios de Mérito:
-Prémio Carreira: Distingue professores que revelem, ao longo da carreira, a adopção de boas práticas e capacidade de lidar com as dificuldades, tornando-se uma referência para os seus pares e para os seus alunos, bem como para a restante comunidade educativa.
Prémio Integração: Destaca professores que dêem particular atenção às necessidades educativas dos alunos com ritmos e estilos diversos de aprendizagem ou de diferentes culturas.
-
Prémio Inovação: Premeia professores que introduzam métodos inovadores de ensino na sua prática educativa.
-
Prémio Liderança: Reconhece professores que revelem um desempenho excepcional nas actividades de coordenação e dinamização ou de gestão da escola.


Os candidatos à atribuição do Prémio Nacional de Professores ou dos Prémios de Mérito podem ser propostos pelos estabelecimentos de ensino, pelas associações profissionais de professores ou por um grupo constituído por um mínimo de 50 docentes.
As propostas de candidatura ao prémio deverão apresentar professores em exercício efectivo de funções, sendo que cada entidade pode propor apenas um docente, especificando claramente o prémio a que o candidata.
A análise das propostas apresentadas e a escolha dos candidatos vencedores cabe a um júri formado por oito personalidades de reconhecida competência e idoneidade, presidido por Daniel Sampaio.
O Prémio Nacional de Professores terá o valor de 25 000 euros. Os restantes prémios serão materializados por Diplomas de Mérito Pedagógico, visitas de estudo a escolas ou a instituições de referência no estrangeiro, publicação e divulgação de trabalhos dos candidatos.
A primeira edição do Prémio Nacional de Professores ocorrerá durante o ano de 2007, devendo as candidaturas ser submetidas electronicamente, através do sítio da Internet
http://www.min-edu.pt/premio , até 30 de Abril.
O processo de análise e de selecção das candidaturas deverá estar concluído até 30 de Outubro, devendo a cerimónia de atribuição e de divulgação dos prémios ter lugar até 15 de Dezembro.

domingo, fevereiro 04, 2007

Grandes aproximam-se...


Está ao rubro a corrida pelo título!
Na sexta feira o Benfica abriu esta 17º jornada, que foi uma verdadeira loucura!!! No Estádio da Luz, Benfica e Boavista protagonizaram um excelente jogo de futebol, seguramente o melhor desta e talvez das últimas épocas. Mais de 50 mil tiveram a bela oportunidade de ver ao vivo a apresentação da nova mascote do clube, a Vitória. Os encarnados fizeram uma exibição de luxo, sofocando em completo os axadrezados, que só não perderam porque os postes foram amigos por quatro vezes. O empate (0-0) no fim, castigou injustamente o Benfica.
Mas a grande surpresa estava guardada para o Dragão... ontem o FC Porto voltou a ceder terreno, frente ao Estrela da Amadora, e foi derrotado (0-1) pela segunda vez consecutiva no campeonato, coisa que já não acontecia há alguns anos. O Campeão Nacional recente-se muito quando Ricardo Quaresma fica de fora e as provas estão aí mesmo. Em queda livre os azuis e brancos perderam 6 pontos em 2 semanas, algo que começa a preocupar o técnico Jesualdo Ferreira. A impaciência instala-se nos adeptos devido aos sinais de intraquilidade da equipa. Será que o Porto vai aguentar a pressão?
O Sporting aproveitou bem os deslizes dos seus rivais, mas não teve a vida nada fácil... quem não viu o encontro, é iludido com os 5-1 esmagadores contra o Nacional. O Sporting esteve a perder até ao min 75. A descrença já reinava nas bancadas quando a magia uruguaia apareceu... sim, Carlos Bueno! Quatro golos do sul americano, mais um do Levesinho meteram Alvalade em delírio!!!
Os Grandes aproximam-se... e só 4 pontos agora os separam. O Porto continua líder com 40 pontos, Sporting vem a seguir com 37, Benfica, 36. Tudo em aberto nesta Liga Bwin. É assim que tem graça. Por este andar podemos ter novo comandante num abrir e fechar de olhos... Irá o FC Porto cair de facto?

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

O Fala Barato - Fevereiro


Este mês no Jornal O Fala Barato, destaque para o estado lastimavel em que está a rampa da marina de São Pedro, atulhada de cascas de berbigão.
O XIV Grande Prémio de Atletismo, agendado para 8 de Julho, merece novo destaque, dado estar em curso um programa de angariação de fundos para financiar o evento, organizado pelo Jornal. Igualmente agradavel é a noticia do realização da tradicional corrida de botes, em 7 de Julho.
Já nas bancas...
Não deixes de comprar o Jornal da nossa terra.