Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

quinta-feira, novembro 30, 2006

O Bergas faz hoje 38 anos!



A mais mítica discoteca Figueirense faz hoje 38 anos.

O Tempo passa e o Bergas fica, a discoteca da moda vai mudando e o Bergantim mantém-se firme de pedra e cal.

Fiel a um estilo que fideliza gerações.

O Bergantim é assim... GRANDE

O Atestado Médico

Imagine o meu caro que é professor, que é dia de exame do 12º ano e vai ter de fazer uma vigilância.
.
Continue a imaginar. O despertador avariou durante a noite. Ou fica preso no elevador. Ou o seu filho, já à porta do infantário, vomitou o quente, pastoso, húmido e fétido pequeno-almoço em cima da sua imaculada camisa.
.
Teve, portanto, de faltar à vigilância. Tem falta. Ora esta coisa de um professor ficar com faltas injustificadas é complicada, por isso convém justificá-la. A questão agora é: como justificá-la?
.
Passemos então à parte divertida.
.
A única justificação para o facto de ficar preso no elevador, do despertador avariar ou de não poder ir para uma sala do exame com a
camisa vomitada, ababalhada e malcheirosa, é um atestado médico. Qualquer pessoa com um pouco de bom senso percebe que quem precisa aqui do atestado médico será o despertador ou o elevador. Mas não. Só uma doença poderá justificar a sua ausência na sala do exame.
.
Vai ao médico. E, a partir deste momento, a situação deixa de ser divertida para passar a ser hilariante.
Chega-se ao médico com o ar mais saudável deste mundo. Enfim, com o sorriso de Jorge Gabriel misturado com o ar rosado do Gabriel Alves e a felicidade do padre Melícias. A partir deste momento mágico, gera-se um fenómeno que só pode ser explicado através de noções básicas da psicopatologia da vida quotidiana. Os mesmos que explicam uma hipnose colectiva em Felgueiras, o holocausto nazi ou o sucesso da TVI.
.
O professor sabe que não está doente. O médico sabe que ele não está doente. O presidente do executivo sabe que ele não está doente. O director regional sabe que ele não está doente. O Ministério da Educação sabe que ele não está doente. O próprio legislador, que manda a um professor que fica preso no elevador apresentar um atestado médico, também sabe que o professor não está doente.
.
Ora, num país em que isto acontece, para além do despertador que não toca, do elevador parado e da camisa vomitada, é o próprio país que está doente. Um país assim, onde a mentira é legislada, só pode mesmo ser um país doente.
.
Vamos lá ver, a mentira em si não é patológica. Até pode ser racional, útil e eficaz em certas ocasiões. O que já será patológico é o desejo que temos de sermos enganados ou a capacidade para fingirmos que a mentira é verdade.
Lá nesse aspecto somos um bom exemplo do que dizia Goebbels: uma mentira várias vezes repetida transforma-se numa verdade.
.
Já Aristóteles percebia uma coisa muito engraçada: quando vamos ao teatro, vamos com o desejo e uma predisposição para sermos enganados. Mas isso é normal. Sabemos bem, depois de termos chorado baba e ranho a ver o "ET", que este é um boneco e que temos de poupar a baba e o ranho para outras ocasiões.
.
O problema é que em Portugal a ficção se confunde com a realidade. Portugal é ele próprio uma produção fictícia, provavelmente mesmo desde D. Afonso Henriques, que Deus me perdoe.
.
A começar pela política. Os nossos políticos são descaradamente mentirosos. Só que ninguém leva a mal porque já estamos habituados. Aliás, em Portugal é- se penalizado por falar verdade, mesmo que seja por boas razões, o que significa que em Portugal não há boas razões para falar verdade.
.
Se eu, num ambiente formal, disser a uma pessoa que tem uma nódoa na camisa, ela irá levar a mal. Fica ofendida. Se eu digo isso é para a ajudar, para que possa disfarçar a nódoa e não fazer má figura. Mas ela fica zangada comigo só porque eu vi a nódoa, sabe que eu sei que tem a nódoa e porque assumi perante ela que sei que tem a nódoa e que sei que ela sabe que eu sei.
.
Nós, portugueses, adoramos viver enganados, iludidos e achamos normal que assim seja. Por exemplo, lemos revistas sociais e ficamos derretidos (não falo do cérebro, mas de um plano emocional) ao vermos casais felicíssimos e com vidas de sonho. Pronto, sabemos que aquilo é tudo mentira, que muitos deles divorciam-se ao fim de três meses e que outros vivem um alcoolismo disfarçado. Mas adoramos fingir que aquilo é tudo verdade.
.
Somos pobres, mas vivemos como os alemães e os franceses. Somos ignorantes e culturalmente miseráveis, mas somos doutores e engenheiros. Fazemos malabarismos e contorcionismos financeiros, mas vamos passar férias a Fortaleza. Fazemos estádios caríssimos para dois ou três jogos em 15 dias, temos auto-estradas modernas e europeias, mas para ver passar, a seu lado,entulho, lixo, mato por limpar, eucaliptos, floresta queimada, barracões com chapas de zinco, casas horríveis e fábricas desactivadas.
.
Portugal mente compulsivamente. Mente perante si próprio e mente perante o mundo.
.
Claro que não é um professor que falta à vigilância de um exame por ficar preso no elevador que precisa de um atestado médico.
.
É Portugal que precisa, antes que comece a vomitar sobre si próprio.
.
Autoria: José Ricardo Costa
(Recebido por E-mail)
Obrigado Lucia

quarta-feira, novembro 29, 2006

Iha da Morraceira


Situada entre os dois braços do Rio Mondego, a Ilha da Morraceira afinal pertence a que freguesia?

São Pedro, Lavos ou Vila Verde?

Para ler a noticia, clique aqui

Para ler a fábula, clique aqui

Milagre!!!

A proposito do novo Estudo de Impacto Ambiental solicitado pelo Tribunal para a Co-Incineração em Souselas...
.
Novo estudo poderá concluir que não há resíduos para co-incinerar
.
Moral da história: A resolução de um problema reside em o ignorar durante uns anos.

terça-feira, novembro 28, 2006

Adega Cooperativa de Cantanhede

Parece que, no nosso Concelho vizinho de Cantanhede, no Fim-de-semana passado, na sequência de um assalto à Adega Cooperativa, foram desperdiçados 118 mil litros de Vinho.
Isto tudo só para roubarem umas peças em cobre.
Mas mais intrigante que isto são as declarações do Presidente da Direcção da Adega (segundo "As Beiras").
.
Os assaltantes – acredita – não "terão agido com intuito de malvadez", não tendo sido "sua intenção" desperdiçar o líquido armazenado no depósito. "Só quiseram levar o cobre".
.
Quer ele dizer que um roubo pode não ser considerado um acto de malvadez. Até porque já é a quarta vez em cinco meses, ou seja, os Ladrões já são clientes.
Cá para mim, dada a quantidade de vinho pelo chão, ele jé devia tar um bocadito bebado quando deu a entrevista.
Por pouco não disse: Coitadinhos dos ladrões, eles só queriam o cobre que não levaram das outras vezes, para vender, e nem tiveram tempo de beber um copito com os seguranças.
Valha-me deus!
Com tanta passividade, quase me dá vontade de seguir a carreira de ladrão

segunda-feira, novembro 27, 2006

Geração Blogue

Se quer dizer o que pensa e pensa que não pode, está enganado. Crie um blogue e mergulhe na grande conversa global. Está tudo no livro ‘Geração Blogue’, do especialista italiano em cultura digital, Giuseppe Granieri.
.
Além do impacto que a blogosfera – gigantesca “rede de passa-a-palavra”, como lhe chama Granieri –, está a ter sobre alguma classe política, o especialista analisa ainda a forma como esta se relaciona com os media tradicionais.
A blogosfera é constituída actualmente por cerca de 40 milhões de diários mais ou menos íntimos – número avançado por Andrew Wychoff, da OCDE, no 16.º Congresso das Comunicações. Cada um desses diários – os blogues –, sustenta Granieri, “são um ‘format’ diferente, novo, que não é possível descrever com base em modelos já conhecidos”. Na medida em que qualquer pessoa com acesso à Internet pode criar um novo blogue, a sua difusão acabou por ligar milhões de indivíduos “convertendo a rede de conteúdos em infra-estrutura de discussão”.
Cada texto publicado – ou «post» – pode ser comentado por qualquer pessoa, gerando uma enorme cadeia de comentários. Frequentemente, os bloguistas estabelecem links entre comentários submetidos em diferentes blogues, mas também para outros sites com informação relevante, o que só vem estender ainda mais o debate.
Para Granieri, este sistema em que milhões de pessoas filtram conteúdos e a partir deles produzem outros novos, permite falar em “meio de comunicação de massas através da Rede”. O especialista italiano chega mesmo a afirmar: “Pela primeira vez na história do homem, a opinião de uma só pessoa pode tornar-se efectivamente pública”.
.
Por mais paradoxal que possa parecer, nota Granieri, a relação entre os média tradicionais e a blogosfera é como a história de Pedro e o Lobo. “Depois de terem gritado: “O lobo! O lobo!”, alertando para as modificações que a Internet estava a operar na sociedade, “têm hoje muita dificuldade em compreender que algo aconteceu realmente”.
“Perante uma ocasião extraordinária para o seu trabalho – acrescenta Granieri – muitos profissionais do sector parecem cegos e, conhecendo apenas por terem ouvido falar, procuram convencer-se de que o lobo não existe”.
Ora, se tempos houve em que se confundiu blogues e jornalismo, hoje sabemos que quase nada terão em comum. Para o autor de ‘Geração Blogue’, “a blogosfera é o lugar da conversa sobre o mundo. Na grande conversação a única lei é o respeito recíproco, e a punição é uma redução de atenção”.
.

domingo, novembro 26, 2006

Na Figueira também se faz cinema


A Figueira da Foz não é só sol, praia e banhistas. Também há pessoas capazes de realizar curta-metragens.
Neste caso, apresentamos o trailer do filme "A Estação" de Paulo César Fajardo que contem imagens fantasticas do nosso ramal ferroviário.

A Estação - Slideshow

sábado, novembro 25, 2006

E tu? Queres ir para Espanha?


O número de portugueses que, numa tentativa de virar as costas à crise, abandonou o país e foi viver para Espanha tem aumentado muito nos últimos anos.
Depois da moda das viagens a Espanha, que muitos portugueses começaram a fazer regularmente aos fins-de-semana, para abastecer combustíveis, comprar gás, tabaco, e ir às compras aos supermercados espanhóis para pouparem algum dinheiro, muitos portugueses acabaram por render-se às vantagens de viver do outro lado da fronteira e mudaram-se de vez.
No final de 2003, as autorizações concedidas a portugueses não iam além das 45.614. O valor cresceu para 50.995 no final de 2004 e depois novamente para 59.787 no fim do ano passado.
Só no primeiro semestre deste ano, o número de autorizações de residência a portugueses cresceu 6.420.
Actualmente o número de portugueses inscritos na sesegurança social espanhola supera os 66.000.
Os salarios mais altos e um melhor nivel de vida parecem ser os factores mais decisivos.
Portugal é diariamente invadido com empresas espanholas enquanto que espanha parece ser invadida com mão-de-obra portuguesa.
Pessoalmente acho que eles ficam a ganhar.
E tu? emigravas para Espanha?

sexta-feira, novembro 24, 2006

Mais 70 para o Desemprego


Estava previsto que algum dia isto ia acontecer, dado o estado financeiro da empresa.
Segundo adiantou o jornal "Diário As Beiras", o Tribunal deverá decretar a falência da NavalFoz, largando para o desemprego 70 trabalhadores.
Agora, a solução poderá passar pela venda da empresa aos holandeses da Sextocasco, prestes a comprar os Estaleiros Navais do Mondego, não estando presentemente confirmado esse interesse na NavalFoz.
De notar que a Sextocasco pretende investir nos Estaleiros Navais do Mondego cerca de 7 milhões de euros, criando entre 200 a 250 postos de trabalho, dedicando-se fundamentalmente à duplicação de cascos de navios de carga, ainda com cascos simples. Dentro de alguns anos, todos os navios mercantes comunitários serão obrigados a ter casco duplo.
Fora a situação financeira da empresa NavalFoz, esta tem boas instalações e um bom trabalho reconhecido, tendo estranhamente falhado até agora todas as tentativas para a sua recuperação .
Aguardaremos cenas dos proximos capitulos.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Radares na Ponte dos Arcos

Todos já devem ter reparado nos frequentes congestionamentos na Ponte dos Arcos.
Também é facil de constatar que, fora da hora dos congestionamentos, ninguem cumpre o limite de velocidade de 30km/h no interior da obra, pondo em risco a sua própria segurança e a dos trabalhadores, tendo já ocorrido acidentes.
Deste modo, foi reforçada a sinalização vertical por parte do Empreiteiro, para que a policia tenha suficiente legitimidade para multar os infractores, montando no local radares de controlo de velocidade.
Lembro que a Velocidade Máxima permitida nesta zona é de apenas 30km/h.
Avisem os vossos familiares e amigos que utilizam esta via.
Olhem que as multas agora pesam bastante na carteira.

terça-feira, novembro 21, 2006

Quem quer ser Presidente do G. D. Cova Gala?


Tudo parecia estar bem até a equipa perder, e logo por 4-0 em casa!
Nas habituais apresentações dos resultados do
Grupo Desportivo Cova Gala, publicadas no Blog vizinho “Outra Margem”, iniciou-se uma discussão acerca da prestação dos jogadores, do treinador e até do presidente.
Tudo veio à baila, desde o guarda-roupa do Presidente Fábio Silva até á saída do Ex-Treinador Verdete, passando por acusações de pressões ao antigo e actual treinador, demissões de dirigentes, etc.
Caso fosse noticia para aparecer na TV, era algo parecido ao que se passa frequentemente no Benfica, ou seja, ataques cobardes à Direcção.
A Internet é o paraíso dos Cobardes, pois podem atacar pessoas e “incendiar” discussões, no anonimato, mesmo falando de bons amigos pessoais. Isto porque estou certo que além da cobardia, a hipocrisia também impera pela Blogosfera. Falar mal é também uma questão cultural portuguesa pela qual não me quero alastrar agora.
O que é certo é que, na primeira derrota em casa, lança-se destabilização, um aparente caos, ideal para os opositores à direcção.
Pelo que me dizem, o Presidente está a fazer um bom trabalho, e sendo influenciável ou não, é este o presidente que os socios elegeram e terão de apoiar.
Caso não se lembrem, antes do início da temporada, foi escrito aqui neste Blog que se esperava que o Cova Gala, lutasse pela subida de divisão. Foi uma opinião pessoal de um elemento deste Blog que tinha esse sonho e essa ambição de ver o clube da terra na divisão acima, mal entendida (ou exposta). Logo vieram comentários do género, sempre anónimos:

.
Anonymous said...
Onde é que foram buscar a ideia peregrina da subida do Cova-Gala?
.
Anonymous said...
subir de divisão? deixem-me rir! e há-de ser com os jogadoes a irem para os copos nas noites antes dos jogos e jogarem depois com a ressaca do costume. Assim vão longe vão.e subir implica mais dinheiro, que é coisa que o GDCG não tem.não há apoios, não há condições, não há dinheiro e não vai haver subida.
.
Também nessa mesma altura, o presidente Fábio Silva falou com os meus dois colegas de Blog no sentido de rectificarem tais afirmações, explicando que o Cova Gala queria jogar sempre para ganhar, que também tinha essa ambição pessoal mas que o objectivo da época não passava pela subida.
Ora, se o objectivo não é subir, então é normal que o Cova Gala vá perder alguns jogos. Estão a meio da tabela, não há crise. Está-se a criticar por um mau resultado em casa para quê? A não ser que esteja já na calha uma lista para se apresentar a votos nas próximas eleições. Só a esses interessa este abandalhamento. Também na mesma altura foi escrito por outro ou o mesmo anónimo:
.
Anonymous said...
As coisas estão a clarificar-se...A quem interessa o abandalhamento...Ao Sá?.. Ao Tó (da lota)? Ao famosoerudito? ao Dino? ...Não. Esse é o palhaço de serviço!...Pensem e chegam ao mandante...Abram a pestana ...
.
A quem interessa o abandalhamento não sei, este anónimo deve saber ou então é ele próprio, mas de certo não interessa nada ao Grupo Desportivo Cova Gala. Se o Cova Gala tem problemas com o treinador, esse é da responsabilidade apenas da Direcção, que o colocou na função. Se o problema é com a Direcção, então convoque-se uma assembleia-geral de sócios e aí discuta-se o problema, cara a cara, sem comentários anónimos, sem cobardias nem hipocrisias.
Mas o problema está precisamente aí, em mostrar a cara, apresentar soluções e trabalhar em prol do clube, porque o clube nem dá lucro nem oferece ordenados, senão aparecia muito mais gente. Como podem ver pela lista publicada na Internet no site do clube, eu não sou sócio, nem sequer conheço em pormenor os problemas do clube mas, conheço muitas das pessoas que trabalham em prol do clube e reconheço-lhes algumas capacidades.
E não há trabalho que possa ser mais nobre que o Voluntário. Quem pode fazer e acha que consegue fazer melhor que se candidate a Presidente.
Quanto à equipa sénior, como o objectivo nunca foi subir de divisão, deixem-nos jogar à bola da melhor maneira que sabem e se os anónimos conseguem fazer melhor, vão para lá correr ao lado deles e mostrar-lhes como se faz.
Eu não vou que não sei.
.
Ricardo Manata

domingo, novembro 19, 2006

Grupo Desportivo Cova Gala na Net


Finalmente o Grupo Desportivo Cova Gala já tem o seu espaço na Internet.
Em
http://grupodesportivocovagala.cidadevirtual.pt/ podes sabes um pouco mais da história do clube de futebol desta terra, tendo também informação actual como constituição dos corpos sociais, planteis dos 3 escalões e resultados obtidos até à data.
De entre toda a informação disponivel sobre o Grupo Desportivo Cova Gala, e pelo que vi não é pouca, tenho a apontar a falta da identificação e fotografias individuais dos jogadores seniores e infantis e a falta de referência ao palmarés do clube, de onde destaco a Taça da Associação de Futebol de Coimbra.
Não era má ideia o site ter uma página dedicada aos troféus.
No ambito geral, foi feito um bom trabalho.
Muitos Parabéns

sexta-feira, novembro 17, 2006

Como o tempo muda as coisas!

.
Há um proverbio que diz "Nunca digas desta água não beberei".
As pessoas mudam mesmo muito ao longo dos anos.
Aqui está Paulo Portas em 1993, ainda Director do jornal Independente renegando o poder.
Reparem bem na frase dele:
.
"Sou contra o poder... Se um amigo meu algum dia chegar ao poder, eu passo para a oposição e deixo de ser amigo dele."
.
9 anos depois, em 2002, Paulo Portas era nomeado Ministro da Defesa.
Palavras para quê? É um artista Português!
.
Para melhor ouvirem, aconselho a desligar o som da "radio chave". É o ultimo botão do lado direito

quinta-feira, novembro 16, 2006

CAE a pensar no concelho.


O Centro de Artes e Espectáculos (CAE), vai disponibilizar o seu espaço para as colectividades do concelho da Figueira da Foz. O evento vai ser trimestral, dando oportunidade aos artistas e desportistas figueirenses de pisarem o palco e divulgarem o seu trabalho. Tudo isto vai dar início já em dezembro.
Para José Elísio( Vereador das colectividades) e Ana Redondo (FGT), porta-vozes da iniciativa, o que está em causa é a valorização das colectividades e da suas actividades.
As entradas são pagas e vão custar 3.5 euros. As receitas vão reverter para a Figueira Grande Turismo (FGT) e para a câmara. No entanto, José Elísio assegurou que as verbas que serão encaixadas pela autarquia, vão ser reencaminhadas e distribuídas por todas as colectividades participantes nos espectáculos.
Até que enfim, que a maior sala de espectáculos da zona centro é aberta, não só para o espectáculo de elites mas também para o amador.
Bela Iniciativa. Parabéns

Excentricidades!


Ora vejam só este taxi estacionado à porta do Centro Comercial Colombo!
Há quem ja não se contente em andar de Mercedes.
Ou será de algum taxista que ganhou o Euromilhões?

quarta-feira, novembro 15, 2006

Como nasceu o barco?


Barco é um artefato construído por um ser humano, capaz de flutuar e se deslocar sobre a água. Valendo-se sem o saber, do princípio da Física que Arquimedes iria formular, que iguala o deslocamento ao peso do corpo na água, cedo o ser humano percebeu a utilidade deste tipo de transporte. Toda construção feita de madeira, ferro, aço, fibra de vidro, alumínio ou da combinação desses e de outros materiais, com uma forma especial, servindo para transportar, pela água, pessoas ou coisas é sinónimo de embarcação e designada de vários modos em diversas culturas. Adaptado a vários tipos de propulsão, cedo na história se percebeu que este meio de transporte oferecia muitas vantagens.
Há vários tipos de barcos:


.
insuflável
.
canoa
.
veleiro
.
iate
.
barco de pesca
.
barco de transporte passageiros, turismo e outros
.
barco a vapor
.
balsa
.
navio

Navio, nau e nave designam, em geral, embarcação de porte maior que 20m ou 65 pés. Há, também, botes, chalanas, dingues, infláveis, etc que, apesar de também pertencerem à família das embarcações, são embarcações miúdas, quase sempre a serviço das maiores e que não têm mais do que 5m (15 pés) e obedecem à sua regulamentação própria e mais simples.
E de barco despedimo-nos deste bloco de História dos Meios de Transporte, que temos dado aos bocadinhos. De certeza absoluta que todos nós aprendemos um pouco mais!

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barco

Chapa 3 na Figueira!


Os Sub 21 venceram ontem a Sérvia Montenegro por três bolas a zero. O encontro foi particular e ficou marcado pelo regresso de Hugo Almeida com a camisola da Selecção Nacional ao Estádio do clube que o viu nascer para o futebol- a Naval 1º de Maio. E que bem ele conhece aquele relvado... a prova foram os dois golos que apontou.
As bancadas estiveram bem compostas, mas longe da lotação. Os bilhetes foram grátis e nem mesmo assim os Sub 21 conseguiram encher o recinto que leva apenas 10.000 espectadores.
Na Figueira o desporto rei é o basketball, já falámos disso aqui anteriormente. O Ginásio atrai a maioria da população figueirense, foi assim no passado e não vai mudar. Não inventem desculpas para um facto que vem desde há muito.

terça-feira, novembro 14, 2006

Infelizmente, O Primeiro de Muitos!

Foto sacada do Blog do Movimento civico "Nascer na Figueira"
.
Segundo o indicado no Blog "Nascer na Figueira" do movimento civico com o mesmo nome, no dia 1 de Novembro, já após o encerramento da maternidade do Hospital Distrital da Figueira da Foz, nasceu o primeiro bebé figueirense numa ambulância a caminho de Coimbra.
Estranhamente, não houve qualquer notica na Comunicação Social (pelo menos que me tenha apercebido).
Um bebé nascer numa ambulancia, sem as correctas condições de segurança a que um parto obriga, não é noticia? Só será noticia quando houver um "azar"?
Desta vez correu tudo bem, mas um dia destes...
O governo anda a brincar com a súde dos portugueses.

Por falar em censura!

Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgaram uma lista com o nome de 13 países «inimigos da Internet», que consiste nos nomes dos países que os RSF consideram reprimir a liberdade de expressão no uso desta tecnologia.
Segundo a organização, 61 pessoas foram presas (52 só na China) por divulgar na internet conteúdo considerado subversivo.
O Egipto entrou este ano na lista devido à sua posição contra blogues e respectivos autores, que só este ano, já originou a detenção de três internautas naquele país.
Já o Nepal, a Líbia e as Maldivas parecem ter registado melhorias neste domínio e já não integram o grupo dos «inimigos da internet».
A lista é publicada todos os anos, mas desta vez, a Organização de repórteres organizou uma
votação online, para que os utilizadores também escolhessem os países mais repressores.
Muitos dos países da lista constam também nos registos dos que não respeitam os direitos humanos, tal como a China e Birmânia.
.
Os inimigos
.
1-Bielo-Rússia
2-Birmânia
3-China
4-Cuba
5-Egipto
6-Irão
7-Coreia do Norte
8-Arábia Saudita
9-Síria
10-Tunísia
11-Turquemenistão
12-Uzbequistão
13-Vietname
.

Fonte: Portugal Diário

.

Posto isto, dá-me pena pensar que existem pessoas que defendem os proprios chefes de estado e estes regimes opressores do livre pensamento, afundando cada vez mais o povo na ignorância por falta de informação.
Ainda bem que por cá o Salazarismo é passado e existe a possibilidade de termos este blogue, onde nos podemos expressar livremente.
Apesar de tudo, há ainda neste país quem tenha saudade desse tempo de ditadura.
Enfim, cada um sabe de si… Eu gosto como está.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Uma marca Wright



Aqui vai a história do avião...
A 17 de Dezembro de 2003, o mundo celebra o “centenário da aviação”. Isto é um pouco incorrecto, uma vez que os seres humanos já voam em veículos mais leves que o ar desde os primeiros balões de finais do século XVIII, e os aviões foram concebidos antes de 1903. Os irmãos Wright não reclamam para si apenas a honra do primeiro avião ou do primeiro voo. A empresa de Orville Wright anexou um rótulo qualificativo na exibição do seu Flyer de 1903, no Instituto Smithsonian: “O avião original dos Irmãos Wright: a primeira máquina do mundo movida a energia, mais pesada que o ar, na qual o homem fez voos livres, controlados e sustentados”.Independentemente de todas as definições de voo, atribui-se a Orville e Wilbur Wright a invenção do primeiro avião bem sucedido. De um ponto de vista moderno, a reputação deles é tão forte, que é difícil acreditar que houve muitos outros que quase conseguiram ser os primeiros a voar. Mas o êxito dos Wright não estava garantido – mesmo eles tiveram momentos em que duvidaram que os voos em máquinas mais pesadas que o ar, movidas a energia e pilotadas pudessem existir no seu tempo de vida.Entre a multidão de pioneiros da aviação do início do século passado, destacou-se um, em termos de reputação e financiamento. O seu nome era Samuel Pierpont Langley, terceiro secretário do Instituto Smithsonian. Embora tenha falhado nos voos pilotados e movidos a energia, ter alguém da sua condição envolvido nas tentativas de voar deu grande credibilidade a toda a aviação. Langley é ainda considerado um significativo pioneiro aeronáutico. O primeiro porta-aviões de sempre, uma base da Força Aérea norte-americana e um centro de investigação da NASA receberam o seu nome, mas ele não passa agora de uma nota de rodapé nos livros de história, eclipsado pelos dois fabricantes de bicicletas de Ohio. À primeira vista, parece inconcebível que os Wrights tenham tido êxito onde Langley falhou. Em 1896, ele fez com êxito um voo de 90 segundos, ao percorrer percorreu 800 metros num modelo de quatro metros, não pilotado e impulsionado por um motor a vapor de um cavalo. O êxito da experiência de Langley captou a atenção de amigos poderosos e conhecidos em Washington, incluindo do inventor Alexander Graham Bell (o segundo presidente da National Geographic Society) e de Theodore Roosevelt, na altura subsecretário da Marinha.Incentivada pelo início da Guerra Hispano-Americana em 1898, a Marinha promoveu a continuação das experiências de Langley para fins militares, financiando-o em 50 mil dólares. Apoios adicionais vieram do Instituto Smithsonian e de Alexander Graham Bell. A 7 de Outubro de 1903, Langley lançou o seu Great Aerodrome, desta vez pilotado, de um barco-casa no rio Potomac. A estrutura frágil da máquina não aguentou o seu próprio peso. Mal saiu do barco de lançamento, o avião mergulhou no rio, e foi um desastre total, embora o piloto tenha conseguido nadar para fora dos destroços.A 8 de Dezembro de 1903, Langley tentou novamente. Mais uma vez, lançou o Great Aerodrome, do cimo do seu barco-casa, no rio Potomac. Desta vez, o impacto do momento do lançamento provocou o colapso da própria estrutura, pouco firme. Todo o avião parou e se despenhou no rio gelado, quase vitimando o piloto. Nove dias depois, a 17 de Dezembro, Orville e Wilbur Wright conseguiram, com êxito, pilotar o seu Flyer por quatro vezes, nas areias de Kitty Hawk, Carolina do Norte, e voaram para os livros de história. O único apoio que lhes fora oficialmente dado pelo governo viera de Richard Rathbun, secretário assistente do Instituto Smithsonian. Em 1899, Rathbun recebeu uma carta de Wilbur Wright pedindo material sobre a “adequada construção de uma máquina voadora”, que ajudaria os Wright na sua própria invenção. Rathbun reuniu uma série de materiais e referências que encorajaram e informaram o progresso dos Wright, num momento crucial do seu desenvolvimento. E assim, afinal, o Smithsonian tinha dado uma contribuição significativa para o desenvolvimento da aviação – através dos irmãos Wright.Contudo, a competição com a reputação de Langley não terminou depois de 1903. Após a morte deste, em 1906, os Wright envolveram-se numa série de disputas de patentes, e o Great Aerodrome de Langley acabou por ser reparado e testado novamente, para provar que teria sido possível fazê-lo voar, embora Langley não o tivesse conseguido. Desta vez, após significativas alterações ao modelo original, a máquina voou. O Relatório Anual de 1915 do Smithsonian afirmava que “os testes posteriores mostraram que o ex-secretário Langley tinha tido êxito na construção do primeiro avião capaz de executar um voo livre e sustentado com um piloto”.Em troca de terem sido oficialmente rejeitados como inventores do primeiro avião funcional, Orville Wright deu o hábil passo de mandar o Flyer original para o Museu da Ciência de Londres, em 1928, para lá ficar em exibição perpétua. Foi só depois de o Smithsonian ter publicado uma retracção, em 1942, que Orville mudou o seu testamento e deixou o Flyer ao Smithsonian para exibição apenas na “capital nacional”. O primeiro avião bem sucedido, o Flyer dos Wright, de 1903, foi finalmente embelezar a Sala Norte do Edifício das Artes e Indústrias do Instituto Smithsonian em 1948, 45 anos depois do seu histórico voo em Kitty Hawk.
Elizabeth Snodgrass
Para finalizar este caderno de história dos meios de transporte, vamos voltar ainda mais uma vez para falar um pouco do barco. A história é um livro que nunca acaba...

Chave de São Pedro nos 5 continentes!


O nosso blog é visto já em todos os continentes (América, Europa, África, Ásia e Oceânia). Como dissemos no primeiro post à quase um ano... "Queremos levar este blog ao mundo, só precisamos de ti." Trabalhamos todos os dias para que tal aconteça, mas sem ti tudo isto era impossível. Obrigado pela tua preferência!

domingo, novembro 12, 2006

Cova-Gala eliminado

A equipa da nossa terra, disse adeus esta tarde à Taça da Associação de Futebol de Coimbra. Na Lousã frente ao Lousanense, o Cova-Gala chegou a estar em vantagem mas não teve argumentos para aguentar a pressão da equipa da casa, que conseguiu inverter o resultado a seu favor (4-1) com relativa facilidade. São duas equipas de divisões diferentes e como tal, esta eliminação não envergonha de forma alguma o Cova-Gala, que é bom relembrar já venceu este troféu. A história do clube, essa não se apaga com uma derrota... Força Cova-Gala! Valeu!
Mas ainda há uma esperança de o Cova-Gala voltar à taça... E voçês devem estar a pensar, este gajo é maluco! Não, é mesmo verdade. Nesta eliminatória vão meter as 5 equipas derrotadas num pote e vão retirar dele duas para regressar à competição. Isto sucede por não haver um número de clubes certo para fazer o sorteio para a próxima ronda. Vamos esperar que a sorte esteja connosco...

sexta-feira, novembro 10, 2006

SLB! SLB! SLB!


É um facto!
O meu caro amigo Nuno Soares, também colega de Blog, portista convicto, que me perdoe, mas há que evidenciar este facto, agora provado pelo Guiness World Records.
E contra factos não há argumentos!
.
Ricardo

quinta-feira, novembro 09, 2006

"Gigante dos mares" em Lisboa



USS Enterprise em Lisboa

Maior porta-aviões norte-americano atracado até sexta-feira.
Lançado ao mar em 1960, após o início da guerra do Vietname, o USS Enterprise, maior porta-aviões norte-americano, ainda consegue desassossegar o quotidiano dos portos por onde atraca e Lisboa, onde estará até sexta-feira, não é excepção.
Com mais de 12 metros submersos, o porta-aviões está ancorado ainda longe da barra do Tejo, mas dá nas vistas!

Os veleiros e cruzeiros que por ali passam não têm perdido a oportunidade de ver de perto esta "cidade flutuante", acabada de vir do Iraque e Afeganistão, onde foi um dos quartéis generais das forças norte-americanas.

Fonte: www.sic.sapo.pt

terça-feira, novembro 07, 2006

Alberto Gaspar! A saga continua!

Após ter sido anunciado há uns tempos a venda dos terrenos do "Alberto Gaspar" a um grupo espanhol, vem a noticia que afinal essa decisão não é de todo consensual nem final. Agora é o vereador Paulo Pereira Coelho a mostrar-se contra a alteração do Plano de Urbanização.
Os terrenos vendidos pela empresa, servirão para pagar as gigantescas dividas da propria empresa e indeminizações a trabalhadores, sob a promessa que Camara Municipal alterará o Plano de Urbanização.
O tal grupo espanhol de certeza que não deu ponto sem nó. Não se vai disponibilizar a pagar 6 milhões de euros se não for para urbanizar.
Agora a questão é a seguinte.
Nesta negociata, quais vão ser os beneficios para São Pedro?
O projecto previsto para os alegados 12 mil metros quadrados, segundo "as Beiras" (parece-me que a area é bem maior) traz alguma mais valia para a Freguesia?
Ou será mais um aglomerado de predios à semelhança do nosso megalomano Bairro Social?
Ou seja, nada de novo...
Aguardam-se cenas dos proximos capitulos.

domingo, novembro 05, 2006

Até que enfim!


Finalmente fez-se justiça e um dos maiores criminosos da história foi condenado à pena de morte por enforcamento. Ser enforcado ainda é pouco. Quem chega a matar bebés com gás merece muito mais... A ele juntava-se Bin Laden, Pinochet e Fidel Castro. Eram 4 cordas ao pescoço e estrangularem-nos em público para todos verem!!!

sábado, novembro 04, 2006

1º FESTUK


No próximo dia 10 Novembro realiza-se no Casino da Figueira o 1º festival de tunas académicas femininas da UIFF, representada pela Tukatina. Outras tunas convidadas vão marcar presença. Boa sorte à Tukatina, elas merecem!

sexta-feira, novembro 03, 2006

Muitos Parabéns!


Hoje a A.A.C. (Associação Académica de Coimbra) faz 119 anos!
Não, não tem nada a ver com futebol!
A A.A.C. é a mais antiga associação académica portuguesa e, ao longo da sua história,esteve presente nas mais importantes lutais politicas e sociais da História de Portugal.
Cada Estudante que entre na Universidade de Coimbra carrega nos ombros essa tradição de luta por ideais e é com orgulho que o faz.
Coimbra sem os Estudantes e sem a A.A.C. nunca seria o que é hoje!
Cada um que por lá passa, fica eternamente marcado.
Muitos Parabéns à A.A.C.

quarta-feira, novembro 01, 2006

Finados

Um pouco por todo o mundo, comemora-se este feriado religioso. É dia de visitar os nossos ante-queridos. Um ritual Cristão de homenagem aos mortos. As flores ganham significado nesta data e colorem os cemitérios de norte a sul.