Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

sábado, setembro 30, 2006

Naval aterroriza nos descontos! (2-1)

Quem julga que um jogo de futebol "termina aos 90 min" que se engane... e o Beira Mar sofreu isso bem na pele no Bento Pessoa, ontem à noite, frente à Naval.
Uma partida atípica, é verdade, mas o futebol deu mais uma lição de que de facto só quando o árbitro apita é que acaba o encontro.
A turma figueirense teve mais posse de bola e criou mais oportunidades para marcar, em especial na segunda parte. Contudo as surpresas acontecem e aos 86 min os aveirenses metem-se em vantagem no marcador através de André Leão, numa altura em que não mereciam, quando a equipa da casa mostrava superioridade e estava mais perto de marcar.
A Naval não baixou os braços de forma alguma e foi sem medo para a frente á procura de justiça. E não é que deu o volteface já em período de descontos! Foi mesmo, em 2 min a Naval virou o resultado (Nei, 93, 95) a dar aos adeptos uma prenda que não se dá todos os dias certamente.
No entanto é de destacar a grande atitude e vontade da equipa da Naval, que fim de semana após fim fim de semana vai provando que não foi por sorte que ficou na 1ºLiga. Com este triunfo subiu provisóriamente ao 2º lugar com 10 pontos em 5 jogos.
Grande coração, grande equipa que este ano tem hipóteses de resolver a manutenção mais cedo. Para isso é preciso não ficar iludida com estas vitórias (três que já leva) e lutar em cada jogo como se fosse o último.
No final os dois técnicos em declarações à SportTv tinham sentimentos opostos como é natural.
Rogério Gonçalves referiu que apesar da sorte atípica no fim a sua equipa mereceu os três pontos.
.
«Foi bom ganhar. Tivemos alguma felicidade no modo em como garantimos a vitória. Agora, desde o início até ao fim do jogo tivemos sempre mais volume de jogo. O Beira-Mar foi feliz como chegou ao golo, mas nós não desistimos e acabámos por chegar à vitória. Nós merecemos este resultado», realçou Rogério Gonçalves.
.
Do outro lado Augusto Inácio era o rosto da tristeza e disse que estas derrotas marcam qualquer equipa.
.
«Custa muito perder deste modo, isto quando estávamos a ganhar a cinco minutos do fim do jogo. Foi uma partida de grandes emoções, onde nós também tivemos alguns condicionamentos durante o aquecimento. Agora, temos de tentar recuperar os jogadores deste resultado, mas é claro que este tipo de derrota deixa marcas»
.
Em jeito de remate final fica aqui a mensagem que há que acreditar até ao último segundo sempre. Claro que a sorte tem de existir mas, ela faz parte de qualquer jogo e é preciso ir atrás dela.
A sorte protege os audazes.

sexta-feira, setembro 29, 2006



FIGUEIRA DA FOZ
Urgências não vão ser despromovidas


Duarte Silva revelou ontem que o ministro da Saúde lhe garantiu que as Urgências não vão ser desclassificadas. No entanto, o assunto deu que falar, na Assembleia Municipal. O Serviço de Urgências do Hospital Distrital da Figueira da Foz mantém a valência médico-cirúrgica. A notícia foi avançada por Duarte Silva, ontem, na sessão da Assembleia Municipal (AM). O presidente da câmara relevou que o ministro da Saúde lhe deu garantias pessoais de que não haverá despromoção. Mais: Correia de Campos adiantou que vão ser feitos investimentos nas Urgências. Assim sendo, o serviço hospitalar não será despromovido para uma unidade básica. Isto apesar de não reunir os requisitos para manter a actual classificação (200 mil utentes). As características turísticas da Figueira terão pesado na excepção à regra estabelecida pelo titular da pasta da Saúde. Saliente-se que o Hospital da Figueira também serve os concelhos limítrofes. Os socialistas, através do deputado João Portugal e do líder local, António Paredes, acreditavam nesta solução. Contudo, isso não foi impeditivo do PS ter apresentado uma moção na AM contra a eventual desclassificação das Urgências. Mas não foram os únicos a fazê-lo, apesar da “boa-nova” já ter sido avançada por Duarte Silva. A grande confusão socialistas, sociais-democratas e comunistas apresentaram moções contra a temida despromoção das Urgências. Só o independente (eleito pelo Bloco de Esquerda) João Carlos Paulo se absteve de debater o assunto. Uma vez que as propostas apontavam no mesmo sentido, o PS propôs uma moção conjunta, obtendo a concordância do PSD. Nelson Fernandes, da CDU, não abdicou da sua moção, e condicionou o apoio à proposta do PS com a inclusão de um parágrafo que deixasse clara a necessidade da construção de uma unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes no hospital. Porém, os socialistas, depois de terem concordado, não aceitaram fazer a alteração.Depois da troca de “mimos” entre o PS e a CDU, as três moções foram a votos. E os resultados surpreenderam o partido do Governo, que viu a sua rejeitada. As da maioria municipal (PSD) e da CDU foram aceites. Perante tamanha confusão, o presidente da junta de Vila Verde, João Carronda, sustentou que se acabava de assistir a “uma coisa deplorável”.


29 SET 06 SEXTA-FEIRA em Diário das Beiras

quinta-feira, setembro 28, 2006

A ameaça dos Furacões

O que é um furacão?



Um furacão é uma tempestade tropical em que os ventos atingem velocidades acima dos 120km/h, que sopram numa grande espiral, em redor de um centro relativamente calmo. O olho da tempestade tem normalmente entre 30 a 40 km de largura, podendo no entanto chegar a mais de km 500km. No olho,não há nuvens de tempestade e quase não há vento.
Desenvolvem-se quando os raios de sol aquecem águas tropicais até pelo menos 28ºC. Este aquecimento provoca a elevação do ar quente e com ele água sob a forma de vapor, a uma velocidade cada vez maior. Em cerca de 12 horas o ar quente começará a circular, formando ventos cada vez mais fortes. Quando o ar quente que sobe pelo centro atinge alturas elevadas, arrefece, formando nuvens que circulam em torno do olho do furacão.
À medida que crescem, “alimentados” pelas águas quentes, e se movimentam, agitam o mar por debaixo deles, sugando o oceano e provocando ondas gigantescas.
Os maiores perigos destas tempestades ocorrem quando estas atingem a costa e incluem chuvas torrenciais, fortes ventos, trovoadas e relâmpagos, provocando em muitos casos inundações, queda de árvore e mesmo danos estruturais em edifícios.
Os ventos fortes são no entanto a primeira causa das habituais perdas de vidas e danos em propriedades, seguidos das inundações.
Para diminuir o perigo e os danos provocados por estas tempestades, vários cientistas têm tentado, sem sucesso, encontrar métodos para “desactivar” os furacões na sua primeira fase de desenvolvimento. Para já, resta acompanhar a evolução de cada um e criar mecanismos de alerta, de modo a ser possível avisar atempadamente as populações em risco e tentar diminuir ao máximo o impacto sobre estas.

Os Furacões em Nova Inglaterra – E.U.A.



A história mostra que a zona de Nova Inglaterra, no nordeste dos Estados Unidos, é sem duvida uma das zonas mais prováveis de ocorrência de furacões. É aqui, no estado de Massachussets, que se situa a cidade de New Bedford, terra adoptiva de muitos emigrantes portugueses, alguns da Cova Gala.
Desde 1900, 39 sistemas tropicais atingiram Nova Inglaterra. 25 deles foram classificados como Furacões, enquanto que 14 não passaram de Tempestades Tropicais.
Furacões de classe 3 ou superior (na escala se Saffir Simpson) são raros nesta zona, dado que a sua movimentação pelas aguais frias resultam num enfraquecimento à medida que se deslocam para norte. No entanto, por vezes a sua elevada velocidade de deslocação pode compensar estas perdas.
O Furacão mais forte, alguma vez a atingir esta zona, ocorreu em Setembro de 1938, tendo sido registadas velocidades máximas de rajadas de vento de 299km/h. Esta tempestade, associada a uma maré-cheia que subiu 3 metros acima do normal, provocou 600 mortos e cerca de 400 milhões de dólares de prejuízos.
Actualmente, com o aumento da população e dos recursos na região, estima-se que uma tempestade de tal intensidade provocaria prejuízos na ordem dos 17 biliões de dólares.
Na época dos furacões, que habitualmente dura entre meados de Julho e meados de Outubro, é comum Nova Inglaterra ser atingida por mais de um furacão.
Sendo New Bedford uma cidade com tradição piscatória, já perdeu alguns habitantes que no passado, por falta de avisos, encontraram estas tempestades em pleno oceano. Actualmente, com os meios tecnológicos ao dispor, todas as embarcações têm oportunidade de regressar a terra antes de serem atingidos.
Para precaver o avanço do mar e proteger a cidade, existem em New Bedford Barreiras Anti-Furacão à entrada do porto de abrigo, que são fechadas nestas ocasiões.

Nós por Cá

Provavelmente devido ao aquecimento global, resultado das emissões de CO2 por todo o planeta, os furacões, vão sendo cada vez mais frequentes e imprevisíveis.
Como prova a passagem do Furacão Gordon, na imagem, até mesmo a Europa, ainda que numa escala reduzida, parece já estar na rota destes sistemas tropicais.
Uma grande tempestade destas, numa terra como a Figueira da Foz, todo o Baixo Mondego e concretamente a Cova Gala, praticamente ao nível do mar, teria consequências catastróficas.
Dá que pensar sobre aquilo que andamos a fazer ao Planeta.

quarta-feira, setembro 27, 2006

Ponte de Água


Alguma vez já viram uma ponte que contenha água? Vejam e compreendam....
Chama-se Cruzamento de ruas de água. É um canal-ponte sobre o Rio Elba e une a rede de canais da Alemanha Oriental com a Ocidental.
Faz parte do projecto de unificação de ambas. Está na cidade de Magdeburgo, próxima de Berlim.
Levaram 6 anos a fazê-lo, tem 918m e custou cerca de 500 milhões de euros.
A sua função principal é facilitar o comércio.
A foto é do dia da sua inauguração.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Desporto e Lazer na Cova Gala

Após o sucesso da ultima edição ,em 22 de Agosto, sobre o bom trabalho efectuado em São Pedro.Após alguma confusão e tentativas de baixo nível, nessa mesma data, para nos descredibilizarem na blogosfera Figueirense.Após as sequentes tentativas de lixar este hobbie que nos dá prazer, com comentários anónimos de quem anda de mal com a vida.Após termos constatado que somos incomodativos apenas para uma ou duas pessoas frustradas anónimas, o que não é mau tendo em conta o número de visitantes.Aqui apresentamos mais alguns exemplos da evolução da nossa Freguesia de São Pedro, no âmbito dos espaços de desporto e lazer, que demonstram o sucessivo aumento da qualidade de vida da gente de São Pedro, neste campo.

LAZER


Antiga Doca da Gala


Outrora porto de abrigo de embarcações quando o rio chegava à estrada, ainda de paralelos, deixou de o ser quando se construiu a variante da EN109, passando as embarcações a ser atracadas do lado nascente desta, na zona da actual Marina.Este local, que serviu de zona de vazamento de entulhos da construção da EN109, esteve largos anos ao abandono, passando a ser um espaço morto, sem nenhuma utilidade além do estacionamento de viaturas e uma ou outra festarola que chegou a ocorrer.Actualmente, conforme se pode constatar pela foto e por quem passa pelo local, o espaço está completamente remodelado, de cara lavada, com jardins, uma fonte, um palco para espectaculos…, ou seja, está criado um óptimo espaço de repouso e lazer para o povo da Cova Gala.Numa época em que se vê crescer blocos de apartamentos por tudo quanto é terreno vazio, motivado pela espéculação imoboliária, esta foi sem duvida uma boa solução.

Os Largos das Praias da Cova e do Hospital


Sendo que é na Freguesia de São Pedro que estão localizadas as melhores praias do Concelho da Figueira da Foz, visitadas por milhares de pessoas na época balnear, não se poderia deixar ao abandono os cerca de 3km de extensão das nossas praias.Notável foi o trabalho realizado no largo da Praia da Cova.Antes, não passava de um pequeno estacionamento, beco sem saída, onde se colocaram uns pequenos balneários e um bebedouro.

A “Praia da Casa”, entre a do Hospital e a da Cova, era então inacessível a não ser a pé pela areia.
Actualmente, as mudanças estão à frente dos olhos de quem quiser ver.A faixa junto à praia está arranjada com passeios empedrados, bancos de jardim chuveiros e balneários novos, um pequeno palco de espectáculos já utilizado por diversas vezes, sendo toda a área ornamentada com elementos ligados à tradição piscatória do nosso povo, do qual se destaca o
barco na rotunda, assim que se sobe para a praia.

Está assim criado outro espaço de lazer, desta vez à beira-mar, que muito apraz a população local e quem nos visita, onde também se instalou algum comercio explorado por locais.
Também na praia do hospital a imagem melhorou, com balneários novos e passeios empedrados e ornamentados.Em ambos os casos, finalmente foram efectuadas as marcações de parqueamento, contribuindo para a diminuição do estacionamento selvagem dos automóveis.Quem nos visita e vem às nossas praias, vai de certeza bem impressionado com este belo postal à beira-mar, único no concelho.

DESPORTO

Polidesportivo da Escola Primária

É sem duvida o mais antigo e carismático campo de jogos, propriamente dito, da Freguesia de São Pedro. Nele, desde a sua construção, jogaram toda uma geração de desportistas da nossa freguesia e de outras. Imensos torneios, a maioria de futebol já se fizeram e continuam a fazer por lá.Nasceu na área do recreio de areia da escola primária e tem sofrido vários melhoramentos desde então, passando pela sucessiva vedação do campo que se ia deteriorando (também por culpa de quem o usava), até ao mais recente melhoramento de todo o piso de jogos.Contíguo a este campo existe também um parque de diversão infantil, para deleite dos mais novos.

Zona desportiva da Praia da Cova

No seguimento do que estava sendo feito por todo o concelho, também São Pedro teve, há uns anos, direito a grandes evoluções de cariz desportivo.Em terreno baldio junto da praia da Cova, nasceu um campo de relva sintética de Futebol 5, um campo de Basket e um parque para a prática do Skate e BMX, incluindo um Half-Pipe.
Como em todo o Portugal, aqui também o Futebol é rei e o mais usado é sem duvida o campo de relva sintético, no entanto, também se vêm praticantes de Skate e BMX que vão neste parque desenvolvendo a sua técnica.Todos os Fins-de-Semana, desde que o tempo ajude, há a habitual romaria ao campo sintético.Por culpa das obras que decorriam no campo do G.D. Cova Gala, foi aqui que a equipa de formação efectuou os primeiros treinos da época que agora se inicia.Não sendo preciso nenhum campo específico, é também nesta zona que os mais velhos praticam o Petanca, entre o campo de basket e o half-pipe.Foi aqui que já este ano se realizaram um torneio de Futebol 5, com adesão massiva de muitos jovens da Cova-Gala e arredores, e o 1º Torneio de Petanca da Freguesia, ambos organizados pelo jornal da terra “O Fala Barato”.Actualmente, este é o mais importante Pólo Desportivo da Freguesia de São Pedro.Pena este campo sintético não ter iluminação, à semelhança de outros espalhados pelo concelho, não permitindo o seu uso em horário nocturno.Perguntam os responsáveis, “entendidos na matéria” «Quantas pessoas é que iriam lá jogar à noite?» eu respondo «Sem iluminação, efectivamente ninguém».A mesma situação ocorre com o polidesportivo da escola primária onde seria bem mais fácil colocar a iluminação, que podia ser ligada e desligada quando necessário, algures na própria escola primária.Por todo o país, desde que haja condições, cria-se logo a tradição da “futebolada” semanal com amigos e colegas depois do trabalho, ao fim da tarde, já de noite (no horário de Inverno). Se a desculpa são os custos de luz, estou certo quem fosse utilizar o campo ao fim do dia, não se importaria de pagar uma taxa para a luz que a dividir por todos seria insignificante.


Campo de Jogos do Cabedelo

É neste campo pelado que joga o clube da terra, o Grupo Desportivo Cova Gala.Como é natural, com a passagem do tempo também este equipamento foi sofrendo melhoramentos, não tantas como as desejadas.O muro que o veda foi melhorado, principalmente do lado do mar, a sede do clube foi lá construída, deixando as instalações precárias na Av. Remigio Falcão Barreto, os balneários estão melhores depois de terem sofrido algumas alterações e mais recentemente, o piso do campo foi melhorado.Desde há algum tempo reivindicada como obra essencial para a continuidade da prática do futebol em condições aceitáveis, o melhoramento do pelado para o início da presente época foi o mais recente obra aqui efectuada, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Pedro. Dado participar no Campeonato Regional, o G.D. Cova Gala é um elo importantissimo na divulgação da nossa terra pelo distrito fora.Quem vai ver os jogos, continua no entanto a ter de se sentar na areia ou a ficar de pé, tal como sempre foi.Melhorado o pelado para os atletas, não haverá também hipótese de se apoiar o melhoramento das condições dos espectadores? Melhores condições não chamaria mais gente ao campo?

Assim vai o desporto e o lazer em São Pedro, onde muitas coisas já estão feitas, outras podem e devem ser melhoradas e algumas ainda estão por fazer.Tudo está ao nosso alcance, basta trabalho e vontade!


MISSÃO DE CRESCIMENTO... TODOS POR ESTA TERRA... SEMPRE!

sábado, setembro 23, 2006

Amanhã começa a nova época!


Aqui apresentamos a constituição do Plantel Sénior 2006/2007 do
Grupo DesportivoCova-Gala.

Guarda Redes:

Dias
Bolas
Rui

Defesas:

Rafael
Rato
Pedro Copinho
Dani
Ivo Cruz
Hugo
Lamberta

Médios:

Pedro Fernandes
Ruizito
João Tiago
Alex
Tuka
Tó Jó
Rui Camarão
Pedro Mota

Avançados

Mané
Fábio
Ricardo
Ivo Saramago


Amanhã, Domingo 24/9, não percas às 16h o jogo de estreia da equipa contra o Pampilhosense a contar para a Taça da Associação de Futebol de Coimbra, no Parque de Jogos do Cabedelo.
.
APARECE! VEM APOIAR A MALTA AZUL!

sexta-feira, setembro 22, 2006

Quanto Valemos?


Um famoso conferencista, na sessão de abertura dum seminário, perante uma assistência de 200 pessoas, inicia a sua comunicação mostrando uma nota de 500 euros.
Pergunta à assistência:
- Quem quiser esta nota de 500 euros, levante o braço.
Unanimemente, todos ergueram o braço. Então disse:
- Esta nota será de 1 de vocês esta noite, mas antes de a entregar ao feliz contemplado deixem-me fazer isto…
Então, amassou a nota nas mãos e perguntou outra vez:
- Alguém ainda quer isto?
Novamente todos levantaram o braço. E ele continuou:
- E se eu fizer isto?
Atirou a nota para o chão e pisou-a vigorosamente. Depois, apanhou-a, suja e amarrotada, e perguntou:
- E agora? Alguém ainda vai querer esta nota de 500 euros?
Todos os braços voltaram a levantar-se. O Conferencista voltou-se para a plateia e disse que este intróito merecia uma explicação.
.
“Não importa o que eu faça com esta nota, vocês continuarão a querer este dinheiro porque a nota não perde o seu valor. Esta situação acontece também connosco…
Muitas vezes nas nossas vidas somos amassados, pisados e ficamo-nos a sentir diminuídos e sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor.
Sujos, limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos nada disso importa!Nada disso altera a importância que temos! O valor das nossas vidas não se mede pelo que aparentamos ser, mas sim pelo que já fizemos e sabemos fazer.
.
Agora reflictam!

Grande Poeta é o Povo

E agora, para todas as Conas do país e todos os nossos comentadores anónimos armados em Conas da Mãe, aqui está um momento de poesia.
.
Cunetasão
cunetos, conetos , cuadras e cunexos
.
Eu canto a bela cona, a cona ardente,
a cona que é em fodas viciada,
a cona que só espera ser regada
por torrentes de esporra espessa e quente.
.
Eu canto aquela cona tão fremente,
a cona que ambiciona ser esfregada,
que sonha ser fendida e esfodaçada
por mim, por ti, por ele e toda a gente.
.
Ó cona que não páras de pingar,
buraco fundo, húmido, obscuro,
deusa que não me canso de cantar;
.
jamais te deixarei morrer à míngua,
que à falta de caralho grosso e duro
bem saciada serás a dedo e língua.
.


Autor: Incógnito

quinta-feira, setembro 21, 2006

Rally de Portugal histórico: Uma paixão

Já está escolhido o percurso total do Rally de Portugal Histórico que vai para a estrada de 4 a 8 de Outubro.
Regressando a lugares de grande tradição desportiva e conhecidos de todos os adeptos, o Rally de Portugal Histórico primará pela competitividade em homenagem à história da prova, não deixando de lado o convívio entre os concorrentes e a visita a alguns dos locais de maior beleza do país.
Eis, para já, o programa e alguns detalhes do percurso, que constituem a “espinha dorsal” do Rally de Portugal Histórico. A acompanhar aqui!
.

5 de Outubro de 2006 (5ª feira)
2ª etapa (Estoril / Figueira da Foz)
Partida: 09H00Chegada: 20H00
10 provas de classificação
.
6 de Outubro de 2006 (6ª feira)
3ª etapa (Figueira da Foz / Viseu)
Partida: 09H00Chegada: 00H30
15 provas de classificação

De Volta à Figueira da Foz
.
Está de volta à Figueira da Foz o Rally de Portugal. A 2ª etapa começa no Estoril e acaba na Figueira e a 3ª etapa inicia-se no dia seguinte na Figueira, terminando em Viseu.
Os cerca de 100 inscritos chegam dia 5 e partem na manhã seguinte.
Ao atingir-se a 40.ª edição do Rally de Portugal (começou em 1967), o Automóvel Clube de Portugal (ACP) entendeu organizar o 1.º Rally de Portugal Histórico para evocar aquelas edições que, durante anos, foram classificadas como o melhor rali do mundo. A prova, foi ontem apresentada, em conferência de imprensa no Casino.
O ACP acompanha assim as novas vontades e tendências, um pouco a exemplo do que se passa pela Europa, onde estão a reaparecer os ralis históricos importantes como o de Monte Carlo e outros. Pedro Barbosa, director do rali, afirmou que «há boas razões para lançar esta prova»: primeiro para assinalar o 40.º aniversário de uma prova que, durante vários anos, foi «o melhor rali do mundo», segundo porque «a partir desta edição voltou a ter a confiança da FIA para integrar de novo o Campeonato Mundial de Ralis em 2007».
.
Após a subida da Naval à primeira liga e do brilharete do Ginásio na época passada, mais uma vez a Figueira da Foz vai estar nas bocas da imprensa, estando na rota de um evento de qualidade, apaixonante e com tradição na nossa cidade, quando havia uma etapa na Serra da boa Viagem, provando a todos que esta cidade é mais do que um enorme areal.
A Figueira continua na moda e tem potencial para muito mais!
.

quarta-feira, setembro 20, 2006

Clube Náutico da Figueira da Foz



In Diário As Beiras

"O Clube Náutico da Figueira da Foz vai participar, entre os dias 25 do corrente mês e 1 de Outubro, no Campeonato do Mundo de Veleiros Platu, na cidade espanhola de Vigo.
Luís Santos, António Moreira, João Patrão, Rui Duarte, Diogo Gameiro e Carlos Tenreira constituem a equipa de tripulantes do veleiro “Lion of Porches/Hotel Mercure”, que vai representar a Figueira da Foz no campeonato mundial da Galiza, organizado pelo Real Clube Náutico de Vigo."

A classe Platu 25
.
A Associação Portuguesa da Classe Beneteau 25 Platu é o mais recente membro da Federação Portuguesa de Vela, tendo a seu caro a organização e promoção das actividades desta classe, encarada como transição da vela ligeira para a de cruzeiro. “A Associação surgiu porque os velejadores portugueses competiam em Espanha nos barcos de cruzeiro, o que, a certa altura, se tornou incomportável porque quem tinha mais dinheiro é que ganhava. Como não temos o mesmo poder económico do que os espanhóis criámos uma classe”, recorda Afonso Marques, adiantando que “aqui no Porto já há 16 Beneteau”. Esta classe já existia com força em Itália e na Alemanha, mas foram os lusos que a trouxeram para a Península Ibérica. “Fizemos ao contrário, desta vez não andámos a reboque dos espanhóis”, salienta o presidente da Associação, realçando que o campeão de cruzeiros de Espanha já aderiu aos Beneteau. “Temos os melhores velejadores de Portugal e de Espanha. É diferente de competir em cruzeiros porque nestes, tendo possibilidades económicas, pode ter-se um arquitecto a melhorar sempre a embarcação, enquanto os Beneteau são «one design» e não adianta ter muitos recursos, mas sim a táctica que se usa”, compara o dirigente. Os Beneteau, que têm uma tripulação limitada a 400 kg, vêm ainda complementar uma lacuna que existia na vela nacional. “Os miúdos que saíam das escolas ou seguiam para a vela olímpica ou não tinham saída! Esta classe permite recuperar esses velejadores de 16, 17 anos e dar continuidade ao trabalho que desenvolviam, para que não se percam para a vela”, argumenta. A Associação está sedeada no molhe norte do Porto de Leixões, mais propriamente no Yate Clube do Porto, “que tem a maior frota do País”, segundo explica Afonso Marques. O presidente acrescenta: “Temos velejadores de Lisboa a comprar barcos e a sedeá-los no Porto. É preciso mimar e estimar esta classe, porque é um caso raro, mesmo a nível mundial”.
.
A Prova
.
Nesta prova em que todos os veleiros terão as mesmas caracteristicas,"One design", o resultado final dependerá da capacidade técnica e esforço de cada uma das cerca de uma centena de equipas, oriundas dos cinco continentes.
Esta é já considerada uma das mais participadas regatas desde sempre, organizada na Peninsula Ibérica, contando Portugal com 10 embarcações.
Tendo a equipa do CNAFF velejadores de classe mundial, há a expectativa de alcançar uma boa classificação.
Resta-nos desejar-lhes Boa Sorte, com a esperança que Bons Ventos os ajudem a alcançar os objectivos e, porque não, trazer o Caneco para a Figueira da Foz.

terça-feira, setembro 19, 2006

A Pedra do tempo!


Quantas vezes é que os Meteorologistas se enganam por ano?
Esses tempos acabaram!
Aqui está o equipamento ultra moderno, 100% fiável!
A Pedra do Tempo!

domingo, setembro 17, 2006

"Trofeu Mondego" realiza-se em São Pedro


Foi este fim-de-semana que o Parque de Merendas da Freguesia de São Pedro recebeu a primeira prova de Orientação organizada pelo Ginasio Clube Figueirense. A prova contou com 250 participantes de toda a zona centro e também da zona norte do país. De notar o facto de a Qualidade do Espaço e as Optimas Condições do Parque de Merendas de São Pedro terem sido enaltecidas pela organização do evento.
Esta prova organizada na nossa Freguesia conta para a Taça de Orientação Portuguesa da Região Norte e contou com os apoios da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de São Pedro, Cruz Vermelha, Escola Secundária Drº Joaquim de Carvalho, entre outros.
Ao contrário do habitual, não foram entregues Taças aos vencedores, mas sim recordações da Figueira, ligadas ao Mar.
Assim, fica São Pedro referenciada em mais um evento, catapultando o nome para as páginas dos jornais, como o
Diário de Coimbra.
Eventos como este, não só contribuem para acentuar o vinculo turistico de São Pedro, como dão a conhecer as boas condições que se estão a criar, nomeadamente para a prática do desporto, fazendo com que as pessoas que vêm morar para a zona da Figueira, optem por vir para a margem sul, o que já vem acontecendo, vendo aqui não só casas mais baratas do que na Figueira, mas todas as infraestruturas necessárias para uma vida com qualidade.

sábado, setembro 16, 2006

Job for my boy


Pois é! O rapazinho até pode ser muito competente, mas... parece no minimo pouco ético!

sexta-feira, setembro 15, 2006

Festival a não perder !!!

quinta-feira, setembro 14, 2006

H.D.F.F. – Mais uma vez espoliado

Como se já não bastasse o Hospital Distrital da Figueira da Foz ficar sem maternidade, transformando os Figueirenses automaticamente em “Coimbrinhas”, por despacho do Gabinete do Ministro da Saúde (nº18459/2006 de 12 de Setembro), o Serviço de Urgência deste Hospital vai ser despromovido para o nível mais baixo (S.U.B. – Serviço de Urgência Básica).

«Serviço de Urgência Básica (SUB)» o primeiro nível de acolhimento a situações de urgência, constitui o nível de cariz médico (não cirúrgico, à excepção de pequena cirurgia no SU), podendo estar sediado numa área de influência que abranja uma população superior a 40.000 habitantes em que, pelo menos para uma parte, a acessibilidade em condições normais seja superior a sessenta minutos em relação ao Serviço de Urgência Médico-cirúrgico (em que a população abrangida por cada hospital seja superior a 200.000 hab.) ou Serviço de Urgência Polivalente (Hospital Central) mais próximo.
Os recursos humanos mínimos de um SUB serão, dois médicos e dois enfermeiros, em presença física, um auxiliar de acção médica e um administrativo, por cada equipa. Em relação aos equipamentos, são requeridos material para assegurar a via aérea, oximetria de pulso, monitor com desfibrilhador automático e marca passo externo, electrocardiógrafo, equipamento para imobilização e transporte de traumatizado, condições e material para pequ8ena cirurgia, radiologia simples (esqueleto, tórax e abdómen) e patologia química/química seca.

Ora, o concelho da Figueira da Foz, que segundo o Censos de 2001 tem uma população de 62.601 hab (pelo menos de Inverno), faz cair o nosso Serviço de Urgência, automaticamente na classe SUB.
Tudo isto por culpa da racionalização de custos, disfarçada sob a mascara do melhoramento da eficiência e eficácia do Serviço Nacional de Saúde.
“As pessoas têm de se habituar a recorrer aos Centros de Saúde, em vez de atulharem as urgências” dizem os “entendidos”.
Muitas das pessoas que recorrem às urgências não têm outra opção. Corta-se, na saúde (neste caso nas urgências) quando milhares de pessoas não têm médico de família, ou têm de se levantar de madrugada para conseguir uma consulta.
Faz-me pensar que o Governo anda a brincar com a saúde dos Portugueses, com a obsessão cega de cortar na despesa.
Há demasiados gastos no S.N.S? Obviamente que há.
É preciso cortar nas despesas? Claro que sim.
Agora, é preciso diferenciar o que é gasto desnecessário do necessário, de modo a não se hipotecar a saúde pública com estes cortes, baseados apenas em números e estatísticas. Há que analisar caso a caso. O hospital Distrital da Figueira da Foz tem uma importância fulcral pela falta de alternativas viáveis de atendimento em horário alargado ou até mesmo 24h por dia.
Em nome da contenção de custos, qualquer dia começam os Figueirenses a nascer e a morrer a caminho de Coimbra por falta de condições no H.D.F.F.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Ginásio clube Figueirense - O Regresso dos Vice-Campeões


O
Ginásio Clube Figueirense iniciou já a preparação para a época 2006/2007, em Quiaios.
A equipa Vice-Campeã nacional da época passada conta com sete jogadores portugueses e cinco estrangeiros (4 norte-americanos e 1 angolano). A equipa que atingiu a Final no ano passado, onde foi batida pelo Ovarense num pavilhão completamente cheio até às bordas, viu sair alguns dos seus jogadores, valorizados pela boa prestação, sendo nesta altura uma equipa em construção. Deste modo, todos admitem ser difícil atingir o nível do ano passado, não sendo porém impossível, com convicção e trabalho.
Apresentamos aqui a constituição do plantel da época 2006/2007.

Equipa Técnica
Treinador-principal: Sérgio Salvador
Treinadores-adjuntos: Miguel Faria e Valdemar Ferreira
Bases/Extremos:
José Costa (ex- Aveiro Basket)
Bento Cardoso
João Reveles
Jorge Sing
Extremos:
Bruno Costa (ex-Aveiro Basket)
David Martins
Chris Schlatter (ex-Universidade de Washington)
JR Harison (ex-Universidade de Rice)

Postes:
Ricky Woods (ex-Universidade Southeastern)
Ângelo Brito (ex-Barreirense)
Camby Brito (ex-Universidade de Idaho State)
Jesse Shmith (ex-Universidade de Idaho State)

Momentos como os vividos na Final da época transacta demonstram que esta é uma modalidade de eleição dos Figueirenses. Mais, havendo espectáculo e resultados positivos, os Figueirenses rumam em massa ao Pavilhão Galamba Marques. Disso não há duvida.
Boa sorte para o Ginásio.

terça-feira, setembro 12, 2006

Verão Cheio!? Afinal... Nem por isso.

No dia 31 de Agosto no Diário de Coimbra veio um artigo que começava do seguinte modo:
Independentemente da “onda”, por vezes alarmante, que põe em causa a imagem da Figueira da Foz, o Verão que está prestes a findar foi o mais movimentado de que há memória. Agosto, em especial, foi um mês “em cheio”
Conforme comentamos aqui na altura, esta informação pareceu de origem duvidosa, pura propaganda, dado ir contra aquilo que se via na Figueira.
Ontem, no Diário As Beiras veio um artigo,
a ler aqui, que de certo modo repõe alguma verdade no que se diz sobre o Verão 2006 na Figueira.
Finalmente alguém assume que este verão até nem foi por aí além. Todos os que têm negócio relacionado com o verão na Figueira, nomeadamente concessionários, lamentam o pouco negócio efectuado. A falta de poder de compra dos portugueses, a pouca animação na cidade, as águas frias e o clima ventoso são alguns dos factores que alegam ter contribuído para um Verão menos bom. A única temporada que se registou boa foi a primeira quinzena de Agosto.
Algo tem de ser feito para atrair as pessoas para a Figueira, não só no verão mas durante o ano todo.
Apostando só no Verão ficamos dependentes e vulneráveis às condições climatéricas que ocorrerem, como se de um agricultor se tratasse. Qualquer dia começamos a pedir também subsidios.
A frase do artigo de 31 de Agosto “A Figueira tem tudo e não usa nada” tem de ser debatida. Somas das poucas cidades que tem Rio, Mar e Serra e no entanto só se olha para o Mar.

segunda-feira, setembro 11, 2006

WTC 5 Anos depois - A Memória


Cinco anos depois... A América não esquece e o Mundo também não! Em menos de duas horas os EUA foram surpreendidos como nunca na sua história. Nem em Pearl Harbor se tinham registado tantas baixas humanas. Quatro aviões comerciais sob o comando de terroristas despenharam-se, dois deles nas Torres Gémeas em Nova York, um no Pentágono em Washington e ainda outro na Pensylvânia em solo deserto. Foram mais de 3000 vidas que se perderam por culpa de um plano bem orquestrado da Al Qaeda, que teve como objectivo ferir a nação mais poderosa do mundo e consequentemente pôr em alerta todo o Mundo Ocidental. Daqui para a frente o Mundo nunca mais foi igual... seguindo-se a guerra do Afeganistão, Iraque, agora no Líbano e as que ainda virão.De férias em South Darthmouth,perto de New Bedford no Estado de Massachussetts, tive a oportunidade de viver de perto os atentados.
Lembro-me que nesse dia saí de bicicleta de manhã. Quando voltei a casa liguei a televisão e vi as Torres Gémeas em chamas... como muitos naquele momento não percebi o que estava a acontecer. Só depois reparei a gravidade da situação, à medida que o tempo passava e mais embates se confirmavam.
Um, dois, três, quatro, as imagens não paravam de ser repetidas, parecendo tratar-se mais de um filme de Hollyood do que da vida real. Sentiu-se o pânico e o medo nas ruas, nos centros comerciais que acabaram por ser encerrados mais cedo, em todo o lado. O alerta vermelho foi declarado e o espaço aéreo Norte-Americano encerrado.
A segurança tornou-se uma obsessão, nas ruas, nas grandes superficies comerciais, em todo o lado e especialmente nos aeroportos. Por sorte o voo para Portugal estava agendado para o primeiro dia em que o "Logan Airport" em Boston abriu, 5 dias após os atentados, permitindo o regresso na data prevista.
Foi assim há cinco anos atrás... quando ninguém sequer sonhava, embora as "teorias da conspiração" digam o contrário!
Milhares de corpos ficaram desfeitos nos escombros do WTC.
Um novo arranha-céus vai nascer no mesmo local, algo que tem causado discussão principalmente entre as famílias que perderam os seus queridos. Elas defendem que devia-se construir um monumento em homenagem às vítimas. Não há muito tempo atrás fizemos destaque num post a essa torre que vai substituir as antigas-
A Torre da Liberdade.
Hoje a Chave de São Pedro relembra todos os que morreram nesta tragédia. Não esquecemos aquelas pessoas que, como qualquer outro dia, levantaram-se, vestiram-se, foram para o trabalho sem imaginar que não iriam voltar ao fim do dia, e entretanto atirando-se vertiginosamente para a morte dos andares mais altos das Twin Towers. Descansem em paz.

sábado, setembro 09, 2006

II Segurança Mais


Estima-se que, por ano, em Portugal os custos socioeconómicos da sinistralidade rodoviária sejam equivalentes a 3% do produto interno bruto (PIB), ou seja, aproximadamente 4,2 mil milhões de euros. Segundo a Comissão Europeia (CE), Portugal está entre os dez países com maior número de mortos devido a acidentes de viação. É, aliás, antecedido apenas pela Dinamarca, França, Itália e Reino Unido.
À escala mundial, morrem anualmente 1,2 milhões de pessoas nas estradas. Mais, Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 50 milhões ficam feridas. Caso os países não apostem na prevenção rodoviária, prevê-se que nos próximos 20 anos este valor suba 65%. E que em 2020 a sinistralidade rodoviária seja a terceira causa de morte a nível mundial, sendo a primeira as doenças cardíacas e a segunda a depressão.

É urgente conciencializar todos os condutores para este flagelo.
Graças ao Feedback que foi conseguido após a realização da "I Segurança Mais", Jorge Ortolá vai apresentar no proximo dia16 de Setembro a "
II Segurança Mais". Esta segunda formação vai contar com a participação vinte elementos, entre eles estão elementos convidados dos Bombeiros Voluntários e da Cruz Vermelha, estando as inscrições ainda abertas por mail "jorge.ortola@iol.pt".

A sinistralidade rodoviária pode-te atingir a ti, não penses que os acidentes só acontecem aos outros. Os sofisticados sistemas de segurança automóvel não evitam tudo. Uma condução prudente não só diminui os teus erros de condução como aumenta também a probabilidade de conseguir evitar os erros dos outros.
Todos juntos podemos fazer a diferença.

Beleza Lusitana!

Nasceu no Porto e cresceu em São João da Madeira, tem 19 anos e é estudante de medicina.
Esta Futura médica chama-se Sara Sofia Almeida Dias Leite e é a nossa Miss Portugal 2006 que vai representar o nosso país no concurso Miss Mundo.
A fase final do concurso realizar-se-é no proximo dia 30 de Setembro em Varsóvia na Polonia.
Boa Sorte para ela!

sexta-feira, setembro 08, 2006

Sabes onde é que estão os amigos fixes, mas mesmo, mesmo fixes…..Epá, fixes?

Aqueles amigos que tu olhas para eles e dizes Epá estes amigos são mesmo fixes!

Sabes onde é que eles estão, esses amigos tão fixes que até chateiam porque são tão fixes, os marotos?

Sabes onde é que eles estão? Sabes, sabes, SABES?

Então cala-te!

Eu também sei.

Estão agarrados ao computador a ler esta mensagem.


Abraços

Regenera o teu velho PC! Segue o exemplo!

quinta-feira, setembro 07, 2006

Hot Dogs - A pedido de muitas familias

quarta-feira, setembro 06, 2006

New Bedford - Portugal na América

Um pouco de História

New Bedford é uma cidade do Condado de Bristol no Estado de Massachusetts, a cerca de 90 km a sul de Boston com uma população de 93.768 habitantes (segundo o Census de 2000).
É apelidada de “The Whaling City”, a cidade da pesca da baleia, devido ao facto de ter sido um dos principais Portos da Industria da Baleia, tendo mesmo um museu dedicado ao tema, o “
New Bedford Whalling Museum”.
Juntamente com Fall River é uma das maiores cidades da costa sul de Massachusetts
Durante a primeira metade do século XIX, atraídos pela indústria da pesca da baleia, os portugueses começaram a instalar-se em New Bedford, vindos principalmente dos Açores. Após fazerem uma ou mais campanhas, muitos acabaram por ficar. Aliás, nessa altura, New Bedford era conhecida como a Capital Portuguesa dos Estados Unidos. No início do século XX, esta era a cidade americana com maior população portuguesa, 7.300 de primeira geração e 4.600 já nascidos nos Estados Unidos, de pais portugueses, constituindo cerca de 16% da população total da cidade. Durante todo o século XX a emigração portuguesa para os Estados Unidos foi aumentando, não só por culpa da pesca da baleia entretanto extinta, mas em busca de uma vida melhor que a que tinham em Portugal, trabalhando na pesca do bacalhau, nas industrias têxteis e de transformação

Números actuais

A Califórnia, com 330.974 habitantes de origem portuguesa (1 por cento da população total), continua a ser, segundo o recenseamento populacional do ano 2000, o estado norte-americano com o maior numérico de portugueses e seus descendentes, apesar de o total ser inferior aos 356.495 portugueses e seus descendentes do censo de 1990.
O Estado de Massachusetts, com 279.722 habitantes de origem portuguesa (4,4 por cento da população total) vem numericamente em segundo lugar, seguido de Rhode Island, 91.445 (8,7%), e New Jersey, 72.196 (0,9%). Há habitantes de origem portuguesa em todos os estados norte-americanos.
Mesmo no gélido estado do Alasca, o Census 2000 contou 2128 pessoas de origem portuguesa, que constituem 0,3 por cento da população.
A população portuguesa no Estado de Massachusetts, com 4,4%, é tão marcante que justifica a existência de jornais escritos em Português como o “
Portuguese Times”, ou “O Jornal


A emigração na Cova Gala

Na Cova Gala a emigração para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor foi mais notória a partir de meados do século XX.
Famílias inteiras viajaram para a América, principalmente para New Bedford para lá se estabelecerem e trabalharem, essencialmente na pesca e indústria de transformação a ela ligada. Aliás, a grande maioria da mão-de-obra nos barcos de pesca de New Bedford é Portuguesa ou Luso-descendente.
Muitos, agora reformados, acabaram por voltar, deixando lá os seus filhos que entretanto, constituíram família, obtiveram mais ou menos sucesso profissional e voltam apenas ocasionalmente a Portugal para matar saudades da família, essencialmente no Verão, entre a Festa de São Pedro e o final de Agosto.
Por altura da festa, com a tradição (infelizmente a desvanecer) de meter as bandeiras na varanda, é comum ver-se lado a lado as bandeiras de Portugal e dos Estados Unidos.
Casos de famílias separadas pelo Oceano Atlântico não faltam na Cova gala.
É nessa altura do ano que a população da Cova Gala mais cresce, com o retorno dos emigrantes da América, Canadá, mas também de outros países da Europa, França, Luxemburgo, Holanda...
Há igualmente exemplos de quem foi e acabou por voltar, por vontade própria, falta de adaptação ou ao abrigo de processos de extradição colocados pelo Governo dos Estados Unidos. Como dizem os americanos, e a meu ver bem, “Love it or Leave it”. Quem quer trabalhar, tem boas oportunidades de ganhar dinheiro e viver bem, quem não quer, … nem por isso.
Actualmente, o fluxo de emigração de Covagalenses para os Estados Unidos ainda existe, apesar de ter abrandado bastante, talvez um pouco por culpa das rígidas condições impostas pelas leis americanas.
Entre conversas de Covagalenses é comum aparecer o nome da cidade de New Bedford, o mesmo acontecendo em New Bedford com o nome Cova Gala ou Figueira da Foz.
Esta ligação justifica a existência de um protocolo, de geminação entre as duas cidades, assinado em Abril passado, aquando da visita do Presidente da Câmara Duarte Silva a New Bedford.
A todos os emigrantes portugueses nos Estados Unidos, e em especial aos de Massachusetts, um Grande Abraço.

terça-feira, setembro 05, 2006

2º Torneio de BeachVolley C.M.C.
Quadras, 20 Euros por equipa
9 e 10 Setembro
Incrições abertas no Clube Mocidade Covense ou por mail
Chavedespedro@sapo.pt
até ás 21horas de sexta-feira, 8 de Setembro
Máximo 8 equipas


Troféus para 1º, 2º, 3º e melhor marcador

Para o pior jogador do torneio também vai haver prémio
Não percas esta oportunidade de mostrares o que vales!

INSCREVE A TUA EQUIPA!

APARECE!