Movimento Parque Verde

Assina a Petição

 

 

 

quinta-feira, agosto 31, 2006

1º Torneio de BeachVolley
C.M.C.
Duplas 10 Euros por equipa
2 e 3 Setembro
incrições no Clube Mocidade Covense
até ás 21horas de sexta-feira, 1 de Setembro
máximo 12 equipas

Troféus para 1º, 2º, 3º e melhor marcador

APARECE!

Figueira da Foz - As "Cheias" de Agosto

Posso não passar muito tempo na Figueira mas, mesmo ao longe, vou acompanhando o que por lá se passa.
Em conversa com amigos e familiares, as opiniões sobre as enchentes de Agosto da Figueira foram unânimes e foi a seguinte.
"Vê-se muita gente na rua e nos restaurantes mas menos que em anos anteriores em que andar pelo Bairro Novo à noite era sufocante"
"Animação nocturna é inexistente"
"Na Gala as filas de transito habituais só são graves ao Fim-de-Semana. Existem, mas não como dantes"
Hoje no Diário de Coimbra vem um artigo interessante que recomendo que leiam aqui. Começa logo com a seguinte frase "o Verão que está prestes a findar foi o mais movimentado de que há memória".
Depois de o ler, fiquei a pensar: Será que existe outra Figueira da Foz? Uma cidade gémea para onde fugiram todos os turistas?
ou a minha memória anda mesmo mal?

O ultimo parágrafo sobre a "Figueira tem tudo e não utiliza nada" é deveras interessante, sendo um assunto que devia ser cuidadosamente analisado pelas Entidades Competentes, nomeadamente a Figueira Grande Turismo.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Nova Ponte dos Arcos - Será desta?!!!


Agendada a consignação para Fevereiro, esta foi apenas em Maio.
Com previsão de ser iniciada no início do verão, após a longa montagem do estaleiro e armazenamento de algum material de construção, iram finalmente iniciar-se em Setembro os trabalhos de construção da nova Ponte dos Arcos.
Apesar da demolição da velhinha Ponte ter em alguns um efeito nostálgico, o que é certo é que há muito que esta obra era necessária, principalmente na época de verão (aos Fins-de-semana), quando as filas de transito na EN 109 chegam ao parque de campismo do Orbitur e dentro da freguesia de S. Pedro começam logo nas praias.
O debate sobre a construção desta ponte remonta à época da construção da Ponte Edgar Cardoso, de modo a permitir a continuidade das 4 faixas de rodagem dessa ponte. O projecto foi no entanto sendo adiado, arquivado, esquecido, reformulado, até hoje.
Mesmo após a conclusão do seu projecto, a sua consignação foi sendo adiada devido a conflitos entre a Estradas de Portugal (E.P.) e o Instituto Portuário e Transportes Marítimos (I.P.T.M.). Em causa estavam eventuais interferências do novo traçado da EN 109, de modo a permitir que o tráfego vindo de sul na EN109 não tivesse que entrar na rotunda, com a Marina da Gala recém construída. Já depois da consignação, o Empreiteiro aguardava ainda revisões de projecto.
Tipicamente português não haver compatibilização entre projectos da responsabilidade de Entidades Públicas diferentes. Cada um olha para o seu umbigo. Todos estes atrasos e compatibilizações à posteriori custam ao estado milhões de euros, e o pior é que raramente (ou nunca) há responsabilização dos culpados pelo desleixe e inércia. Enfim, avante…
Dado o volume de tráfego e a importância desta via, a obra será executada sem interrupções do tráfego automóvel e pedonal.
Serão executadas duas vias novas nas laterais da velha ponte, sendo esta posteriormente demolida, dando lugar às 2 novas faixas. A nova ponte terá igualmente arcos, no separador central em vez de nas laterais garantindo que não se perderá por completo a imagem de marca desta ponte.
Esta obra, da responsabilidade da E.P., a cumprir-se o planeamento e o orçamento, algo de muito raro neste país, custará 13,5 milhões de euros e será concluída em 20 meses, ou seja, ainda não será no verão de 2007 que os engarrafamentos, provocados pelo estrangulamento da EN 109 neste local, serão resolvidos ou no mínimo atenuados.

terça-feira, agosto 29, 2006

Barrancos - A luta por uma Tradição


A festa começa às 18 horas, com a primeira tourada em Barrancos.
Depois de décadas desafiando a lei, Barrancos recebeu do Parlamento, em 2002, um regime de excepção para as lides de morte, permitindo a legalização desta festa onde os animais são mortos na arena.
Longe das enchentes que a polémica e a comunicação social levava a Barrancos, a comissão de festas garante mesmo assim 20 mil pessoas numa praça bem recheada.
Em honra da padroeira Nossa Senhora da Conceição, o espanhol Luís Mariscal e Armando Lopes e os portugueses António João Ferreira, Nuno Casquinha, e João Diogo Fera serão os matadores do toureio de Barrancos.
Independentemente da opinião de cada um, de gostar ou não gostar, de proibir ou não proibir, o povo de Barrancos está de parabéns pelo modo corajoso e tenaz com que se debateu por um elemento importante do seu património cultural.
No fim de contas, o que faz com que haja diversidade cultural, são as lutas travadas por cada povo no sentido de manter as suas tradições.
Senão, qualquer dia seríamos um povo monolítico sem qualquer identidade.
Além de que as touradas fazem parte de uma indústria que movimenta milhões, que vai desde os criadores (de cavalos e touros) até toda a organização de espectáculos por este Portugal fora.

domingo, agosto 27, 2006

D.A.M.M. Unplugged


Palavras para quê? São artistas da terra e para as gentes da freguesia de S. Pedro já não precisam de apresentações. O Calhau (voz), o Ivo (guitarra), o Fernando (Baixo), o Bolas (bateria) e o Dani (percussão) formam os D.A.M.M. (Drunks Against Mad Mothers).
Na passada sexta-feira deram no bar Pôr-do-Sol, pela segunda vez, um concerto Unplugged.

Num ambiente quase familiar, com o bar praticamente cheio de fãs, deram um concerto memorável, numa sala com pouca luz, velas e tochas, proporcionado um efeito fantastico.
Não faltaram musicas como "Paper Boy", "Break Society" e "Life's Meteorology" entre outras já muito conhecidas dos fãs.
Esta banda mostrou de facto ser bastante versátil, conseguindo com facilidade fugir ao ritmo e espectáculo habitualmente apresentado.
A Chave de São Pedro dá os parabéns e deseja o maior sucesso aos D.A.M.M.
Força!!!

Garraiada de S.Pedro

Ontem à tarde por volta das 18:30h realizou-se em pleno campo do Grupo Desportivo Cova Gala primeira garraiada de S. Pedro. Um acontecimento que nunca se tinha visto na freguesia, e que teve a presença de muita gente. Vários pequenos touros e vacas foram o centro das atenções, numa mini arena montada em pleno campo pelado do G.D.C.G.
A malta mais nova e outros mais velhos, como o Legueiro que saiu lesionado, foram fazendo várias pegas, umas melhores conseguidas que outras. A controlar sempre a situação estiveram os organizadores da companhia contratada para o evento, dominando os animais, à mínima situação que pusesse em perigo os voluntários.


Como mandam as regras, esteve no recinto uma ambulância para socorrer a qualquer ocorrência menos feliz, mas que para bem de todos não foi necessária. Acabou tudo em bem e em segurança.
Durante o espectáculo houve sardinha assada para quem quisesse "molhar a broa." e bifanas. Estiveram abertos dois bares (um na sede e outro na cabine da comunicação social).
Para entrar e participar no espectaculo o preço a pagar foi de 3 euros para Não sócios e 1,5 euros para sócios do G.D.C.G.
Os lucros da festa reverteram em favor da Festa de S.Pedro 2007 e do G.D. Cova Gala. Realçamos o gesto positivo por parte das pessoas da Cova-Gala e outros que nos visitaram, que responderam à chamada, contribuindo em prol de uma causa nobre - a nossa Festa de S.Pedro e o nosso Clube de Futebol.
Mas como infelizmente é hábito há sempre "inteligentes" que por não terem dinheiro ou não quererem pagar bilhete preferem ver tudo ao longe... Nas passadeiras de acesso à praia que têm vista para o campo do G.D.C.G. estava mais de uma centena de pessoas.
A comissão de festas conseguiu com este evento mostrar ser capaz de inovar, tanto no divertimento do povo como em novas formas de angariação de dinheiro, além do habitual e necessário peditório porta a porta.

sábado, agosto 26, 2006

Só em Portugal...


O famoso caso "Mateus" que envolveu o futebol português nos últimos quatro meses ainda não tem fim.
Quando tudo parecia terminado e a despromoção do Gil Vicente decidida, o caso ganha novo ânimo. O "caso Mateus" diz respeito à utilização do internacional Mateus pelo Gil Vicente na época 2005/06, quando o avançado internacional angolano estava impedido por ter actuado com estatuto de amador, na época imediatamente anterior, ao serviço do Lixa. Após várias votações contestaveis da Comissão Disciplinar da Liga, foi então dada razão às queixas apresentadas pelo Belenenses que deste modo não desceria de divisão. Através de um recurso a tribunais civis, o Gil Vicente requereu a anulação desta decisão, que foi dada. Deste modo e por indicação da FIFA, organismo máximo do futebol mundial, o Gil e todo o futebol Português deverão sofrer sanções.
O presidente dos Leixões veio entretanto pedir a suspensão de todo o processo, defendendo também uma possível entrada do clube na 1º liga! Sabe-se lá porquê!
As dificuldades já eram muitas para a Liga de Clubes e agora tudo está mais complicado... e nova decisão já foi tomada, é que amanhã os jogos onde entram estas três equipas vão ser cancelados e por consequência o Benfica ficará sem jogar também, que estava à espera de defrontar o Belenenses. Voltou tudo à estaca zero como que os jogos fossem, já não Benfica-Belenenses e Leixões- Gil Vicente, mas sim Benfica-Gil Vicente e Leixões- Belenenses como anteriormente.
O presidente do Benfica Luís Filipe Vieira já comunicou que os encarnados vão estar presentes no relvado para jogar.
Em jeito de ironia, referindo-se aos "dois" adversários que querem jogar contra o Benfica, disse não haver problema se aparecerem as duas equipas porque há balneários para todos, no mesmo piso e todos com acesso ao relvado.
E assim vai o futebol português, depois das recentes e controversas eleições na Liga que deram a vitória a Hermínio Loureiro, substituindo Valentim Loureiro ainda em funções na chefia.
Com este caso "Mateus" de enorme complexidade há muitas questões que ficam no ar.
Afinal quem desce e quem sobe?
Quanto tempo mais vai arrastar-se todo este processo?
Será tão difícil alguém tomar uma decisão ou será que, ao bom "estilo portuga", ninguém quer ficar com a "batata quente" nas mãos?
Uma coisa é verdade e bem clara, estas coisas só parecem acontecer em Portugal e isso desilude quem gosta do nosso campeonato. Em Itália foram todos julgados e condenados em menos de dois meses.
Dizem que a justiça em Portugal está podre e infelizmente tenho de concordar plenamente. Um país sem uma justiça rápida e eficaz não pode nunca ir para a frente! Isto é um verdadeiro circo que anda à solta nos nossos estádios!

terça-feira, agosto 22, 2006

Para Variar! O que está bem?


Nas minhas habituais viagens pela blogosfera, vou constatando que, na maioria dos casos, os Bloggers escrevem sobre o que está mal, opiniões pessoais sobre a administração local, cunhas, subornos, interesses, etc…
Há mesmo quem tenha Blogs com intuito meramente político e de fazer oposição a quem está no poder, com um discurso anti-politicos, velho e gasto. Enfim,o maldizer está nos genes de todo o bom português e se calhar de cada humano.
Não é que ache mal, há coisas que merecem e têm de ser divulgadas, eu próprio já o fiz numa ou noutra ocasião, no entanto, é importante também dar ênfase ao que se faz bem, até para que não se crie uma imagem completamente distorcida da realidade.
Assim, porque sei que criar soluções e fazer obra é mais difícil que mandar “postas de pescada”, aqui vão alguns exemplos do que de bem tem sido feito na freguesia de São Pedro

Parque das Merendas.

Até há pouco tempo esta zona encontrava-se esquecida e completamente abandonada, com apenas uma ou outra mesa de Pic Nic deteriorada, muito mato rasteiro, com lixo “esquecido” pelas poucas pessoas que por ali passavam. Enfim, era um simples pinhal abandonado, amostra de parque de Pic-Nic’s.
Actualmente quem por ali passa vislumbra uma imagem completamente diferente.
Vê um pinhal limpo, arranjado, com relvados, espaços de diversão, uma fonte, casas de banho, caixotes de lixo.
Todos os dias de Verão, mas principalmente nos Fins-de-Semana, centenas de pessoas se deslocam à nossa freguesia para aqui passar o dia. Muitas destas pessoas por ali almoçam e vão de seguida para a Praia da Cova mesmo ali ao lado.
E não só no Verão! Em qualquer outra Estação, basta estar um Fim-de-Semana agradavel e as pessoas aparecem.

Novo Mercado de São Pedro.


Todos os que conheceram o velhinho Mercado da Cova, terão que admitir que esse já não oferecia as condições mínimas exigíveis para um mercado do século XXI (talvez para o séc XVIII fosse aceitável). Aliás, acredito que muitos não iam ao Mercado da Cova precisamente por falta de condições do mesmo.
O novo Mercado de São Pedro veio trazer o que há muito se esperava, um mercado moderno, organizado e que fique no olho de quem o visita, principalmente pelas condições higiénicas da venda de peixe.
Além disso, através do espaço comercial contíguo ao salão do Mercado propriamente dito, veio permitir que algumas pessoas pudessem abrir o seu próprio negocio a preços mais acessíveis.
A mudança de local, obviamente nunca seria pacífica, pois quem estava habituado a ter o mercado à porta de casa, agora terá de se deslocar algumas centenas de metros. No entanto, a melhoria de condições supera tudo isso e com o bairro social como vizinho e com o desenvolvimento da mancha urbanística para sul, o Mercado acabará por ficar numa zona mais ou menos central.

Bairro Social

O bairro social veio sem duvida resolver uma questão gravíssima da nossa freguesia que eram as condições precárias com que algumas famílias viviam, em autenticas barracas, que mais pareciam pocilgas. O único senão deste projecto, prende-se em meu entender com a sua dimensão. Havia tanta gente nas condições acima referidas para justificar a dimensão megalómana do bairro? O tempo dirá se não se transformou a freguesia num caixote de lixo do concelho e este bairro num “Gueto”. Para bem de todos os que cá nasceram e dos que para cá vieram morar, esperemos que não.

Passadeiras pedonais


Obviamente sem destruir as dunas com marginais oceânicas junto ao mar, esta foi uma excelente opção para devolver todas as praias à população, desde a Praia da Cova até à do Cabedelo. Estas
passadeiras são, na época de veraneio, utilizadas por centenas de pessoas diariamente, a pé ou de bicicleta, como acesso às praias ou como caminho para as caminhadas da moda. Pena que por culpa da erosão provocada pelo mar, e que já aqui foi mencionada, algumas passadeiras sejam mais miradouros que acessos.

Marina

O estado de abandono em que se apresentava o antigo cais era deprimente. Estava velho, sujo, degradado e inseguro. Pedia uma remodelação total.
Actualmente, quem o utiliza e ganha a sua vida no rio, tem um largo iluminado, um cais moderno, uma rampa nova e com condições de segurança bastante melhores do que a existente que se encontrava num avançado estado de deterioração.

Aqui fica uma constatação de algumas coisas que se vêem na freguesia de São Pedro. Obviamente que faltará sempre coisas por fazer, pois além do maldizer, faz parte da natureza humana nunca ficar satisfeito com o que se tem. Assim, consciente que há outras coisas igualmente bem feitas em São Pedro, esta rúbrica voltará em novas edições.
Um Abraço a todos os interessados que gostam da nossa terra e que conseguiram ler isto até ao fim.

segunda-feira, agosto 21, 2006

Viagra - Anuncio Brutal!!!

domingo, agosto 20, 2006

Na Pré-Época...

O Cova-Gala prepara a nova temporada com maior ambição. O clube encontra-se na pré-época e aposta forte este ano numa equipa que consiga subir de divisão. O desejo de voltar aonde já esteve há alguns anos, cria no balneário do Cova-Gala uma grande auto-estima e vontade de triunfar. E os sócios o que esperam? acreditam no treinador? nos jogadores? Será possível alcançar esse objectivo?

Rectificação: Pedimos desculpas ao Presidente do Cova-Gala e sua direcção por nos termos enganado num ponto da notícia. De facto o objectivo da equipa principal não passa por subir, apesar de como é óbvio o clube sonhar com essa meta e acreditar sempre. No entanto desejar é diferente de planear, pois no momento é um passo muito difícil. As nossas desculpas também aos sócios que merecem saber a verdade. Nós erramos como todas as pessoas... o mais importante é saber reconhecer o erro e nós estamos cá para assumir este ou qualquer outro que eventualmente possa acontecer.

sábado, agosto 19, 2006

Em Japonês e Chinês!

Aprende como se escreve o teu nome em japonês. Entra nesta página!

http://lexiquetos.ohui.net/nombres-japones/

A palavra que aparece por baixo, é a forma como "eles" pronunciam o teu nome.
Se preferires saber como se escreve em Chinês, também há. Entra aqui!

http://lexiquetos.ohui.net/nombres-chino/

Diverte-te!!!

sexta-feira, agosto 18, 2006

Gajos Pobres!


Esta foi a prenda do 38º aniversário do Principe Walled da Arábia Saudita!
Este Mercedes SL-Class está completamente cravado de diamantes e custou a módica quantia de 4,8 milhões de dólares
Coisa pouca para quem tem uma fonte de petróleo no quintal!
Nesta exposição, só para tocarem na "joia" teriam de desembolsar 1000 dólares. Além de lavarem as mãos primeiro.


Para reflectir!

Porque nem tudo pode ser levado a sério, escrevo algumas frases de autores famosos para descontrair e reflectir.

“Alguns homens vêem as coisas como elas são e perguntam, porque? Eu sonho coisas que nunca foram e pergunto-me, porque não?” (J.F.K)

“Mais vale acender uma vela do que maldizer a escuridão” (Carl Sagan)

“Há verdades, mentiras e… estatísticas” (Churchil)

“Nunca poderá haver justiça em terra roubada” (ICE T)

“Prefiro uma festa de Amigos do que uma família gigante” (Jim Morrison)

“Reduz as tuas necessidades se queres passar bem” (Jorge Palma)


Outras que desconheço a autoria.

“Os números não mentem, os mentirosos inventam-nos”

“O orgulho é o colesterol do espírito, acumula-se na alma e impede a boa circulação de ideias”

“Há que aprender a gatinhar antes de começar a andar”

“Um pássaro nunca faz o ninho numa árvore sem folhas”

“Se achas que tens alguém a comer-te na mão, é melhor contares os dedos”

“Os fracos morrem, os fortes comem-nos”

terça-feira, agosto 15, 2006

DIA 18 NO PÔR DO SOL

KOKAIN DIA 18 NO PÔR DO SOL PARA O MAIOR ESPECTÁCULO DO VERÃO!!! NÃO PERCAS!!!

segunda-feira, agosto 14, 2006

O nosso Volley de Praia!


Em pleno verão, na Cova Gala, o desporto mais praticado na praia pelo pessoal da terra, é sem duvida o Volleyball. O campo de futebol 5 com relva sintética da praia da cova fica meio esquecido e praticamente entregue a quem nos visita nesta época de banhos.
Na Praia do 5º Molho juntam-se todos os “craques” da Velha e da Nova guarda em volta da rede, diariamente montada nos “postes” improvisados.
Apesar de por vezes alguns turistas distraídos praticamente acamparem no meio do campo, nada nos impede de montar a rede e de certo modo “expropria-los” da nossa área. Obviamente com algum civismo, pois os “Índios” também são gente civilizada.
Em alguns anos, realizaram-se por esta época, na praia do Pôr-do-sol e também já na praia do 5º molho, campeonatos de Volley, duplas e quádruplas, com uma participação excelente de pessoal local e de equipas de fora.
Este ano, tal como noutros, e apesar de não haver campeonatos previstos (pelo menos que saiba), assim que a rede chega, logo surgem jogadores de todos os cantos da praia.
E são muitos. Não menciono ninguém para que ninguém fique de fora, mas, espero aqui as vossas mensagens.

Quero vincar que, apesar da responsabilidade do desenvolvimento desportivo da Cova Gala também passar pelas Entidades Administrativas Oficiais, estas não são peças essenciais e imprescindíveis. O nosso Volley de Praia é exemplo da força e querer da juventude desta terra.
Já tivemos postes em condições mas foram roubados (por duas vezes) por alguns deficientes reprimidos pela sociedade, tivemos mesmo fita sinalizadora para as linhas, que foram alvos de vandalismo por parte de anormais (não sei se da terra se não), no entanto, nada nos demove, e muito menos estes comportamentos mesquinhos.
Duas cantoneiras e linhas marcadas com o pé, com 20cm de largura, são as condições actuais. Não há crise!
Como vê quem aparece por lá, a malta continua a jogar, uns melhor que outros, e mais campos houvesse, mais praticantes apareciam.
De notar a importância de um elemento essencial, nosso companheiro Blogger, “Espinho”, dono da rede, que mesmo quando não está presente a disponibiliza.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Kokain dia 14!

Chamam-se Kokain e são uma banda em projecção, cá da Cova-Gala. Dia 14 de Agosto vão estar na Figueira em mais um concerto, no parque das gaivotas pelas 23h. O espectáculo vai abrir com os Farrapos Keimados, (em baixo) outra banda Rock mais recente, também de cá.

É de sublinhar que o vocalista dos FK( Ruizito) pertencia antes aos Lost Projekt, aos quais fizemos uma entrevista em Fevereiro. Recordamos aqui esse momento...

A "Chave de S. Pedro" esteve também no seu Primeiro e Único concerto em Março, só para convidados, no GDRC (Grupo Desportivo e Recreativo da Chã).

Quando tudo parecia bem encaminhado acabaram, para tristeza de muitos.

Farrapos Keimados e Kokain, duas razões para não ficar em casa e dar um saltinho à Figueira na próxima Segunda-Feira. De certo não vão desiludir os Fans.


quarta-feira, agosto 09, 2006

Mais uma estatística governamental!


As coisas que um gajo lê “in Público” e ouve nos dias que correm! Então não é que o nosso querido Ministro da Administração Interna António Costa afirmou que apenas 5% dos incêndios são por Fogo Posto? Só 5%? Mas querem enganar quem? Está à vista de todos, basta ver as estatísticas dos últimos 15 anos.
Em 1980 houve 2.349 ocorrências, contra 35.697 em 2005. Nestes 15 anos, gastaram-se milhões em prevenção, educação e ataque directo aos incêndios. Querem-me fazer crer que há 15 anos as pessoas estavam melhor educadas e mais sensibilizadas para o flagelo dos Incêndios Florestais? E os Bombeiros estavam melhor equipados?
Em minha opinião, pelo contrário, nessa altura, todos deitavam a beata do cigarro acesa para a mata pela janela do carro, deixavam lixo dos Pic-Nic’s nos pinhais, inclusive garrafas de vidro e muitas vezes fogueiras por apagar. Mais, nessa altura não havia proibição de lançamento de fogo de artifício nas festas de verão.
Após tanto dinheiro gasto em acções de sensibilização, o número de ocorrências foi sempre aumentando, chegando no ano passado a ser 15 vezes maior e a área ardida 7 vezes.
Ou o Srº Ministro anda a trocar os números e os 5% são os fogos por negligência ou anda a tentar tapar o sol com a peneira.
Está à vista de todos que os incêndios Florestais são um negócio rentável para muita gente. A maioria dos fogos só pode ser por fogo posto, por vezes a começarem em zonas remotas onde não há estradas nem casas, mais, a começarem em plena noite.
Vão ver quem tem ganho mais com isto, investiguem-nos e coloquem-nos na prisão se for esse o caso. Só assim prevejo algum futuro no combate anual, sistemático e cada vez mais grave.
De uma vez por todas metam a Justiça a funcionar, independente de todos os outros organismos, para que os culpados possam ser castigados.
Senão, quando menos esperarmos, deixarão de existir arvores e nada mais restará senão mato rasteiro e cinza.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Em tempo de povoação composta, deixo aqui uma imgem que não é nenhuma espécie de sentença, mas deixa sempre muitas dúvidas.
Se a nossa terra se chama Cova-Gala qual será a fronteira entre as duas localidades?
Valerá a pena delinear uma fronteira entre as duas localidades?
Quem será mais indicado para fornecer tal e "preciosa" informação?
Existirá alguma espécie de rivalidade entre as duas localidades?
Ou serão da mesma opinião que eu, é inútil dividir o que não se deve dividir, apelando sempre á união das pessoas para a afirmação regional?

domingo, agosto 06, 2006

O Emigrante Tuga!



De certo já todos reparamos na "infestação" de emigrantes que todos os anos retornam às suas terras para passar as férias de Verão. Há mesmo aglomerados populacionais que duplicam o numero de habitantes nesta época.
Como Portugueses que se são, gostam de dar nas vistas, mesmo quando nada têm para mostrar.
Hoje com o DN, veio uma revista com um artigo de caracter humoristico, deveras caricato.
Segundo uma suposta sondagem, no mês de Agosto, Portugal é o país da Europa com mais Mercedes por metro quadrado. O Emigrante Português não prescinde do seu Mercedes (maioria das vezes alugado) para viajar para Portugal.
Mesmo que parte da familia resolva vir de avião ele trás o seu Mercedes para na sua terra ostentar uma vida cheia de sucesso (ou não).
Mesmo que Portugal construa o TGV e os preços das passagens de avião baixem a niveis nunca vistos, ele continuará a trazer o"seu" Mercedes.
A unica maneira de o Emigrante Tuga não fazer a viagem até Portugal de Mercedes (alugado ou não) é se o puder trazer no comboio ou no avião.
Pessoalmente não tenho nada contra nenhum emigrante Tuga, de certo modo até os admiro pela coragem de largarem tudo num país que é a sua pátria, em busca de uma vida melhor.
No entanto acho que, principalmente aos Franceses, lhes falta um pouco de Boa Educação, Civismo e Humildade quando vêm de férias. Digo quando vêm de férias porque não acredito que na França, no resto do ano, façam as basbaridades que os vejo fazer aqui.
Estacionam os seus "Mercedes" onde bem entendem, seja proibido ou não, esteja a empatar ou não o transito, atiram o lixo para o chão mesmo que tenham um caixote a 10 metros, chegam à praia e julgam-se dona dela e quando reclamamos com eles, a maioria das vezes respondem-nos em Francês. "Bla Bla Bla... também temos direitos a estar aqui"
Ouvi um destes dias um em conversa de café dizer que "fartamo-nos de mandar dinheiro para Portugal e vocês aqui não gostam do pessoal emigrante".
Meus caros emigrantes, não é a questão de ser emigrante, é uma questão de não gostar de que venham tomar para a nossa terra, onde vivemos todo o ano, atitudes condenaveis a todos os pontos, demonstrando falta de civismo e uma arrogancia bruta de quem se julga Dono do Mundo.
Se formos a vossas casas em França ou lá em que país for e, além de mostrarmos má educação, não nos comportarmos à altura, de certeza que também não gostarão de nós.
Salvo as devidas excepções que obviamente deve haver, acho que o retrato acima, infelizmente, anda muito perto da realidade.
Perante certas situações, dá vontade de dizer "Fora daqui, voltem para onde vieram"

Super-Homem- O Regresso


"Super-Homem - O Regresso" estreia dia 10 de Agosto em Portugal. É o novo capítulo da história do maior super herói de todos os tempos. Realizado por Bryan Singer e com Brandon Routh, Kevin Spacey e Kate Bosworth nos principais papéis, "Super Homem - O Regresso" conta-nos a história do regresso do exílio do "Homem de Aço", num filme marcado por uma uma inovadora tecnologia de efeitos especiais.
Depois de uma misteriosa ausência, Super-Homem (Brandon Routh) regressa à Terra e descobre que a sua amada Lois Lane (Kate Bosworth) continuou com a sua vida.
Entretanto, o terrível rival do "homem de aço", o super vilão Lex Luthor (Kevin Spacey), prepara um plano para retirar a Super-Homem todos os seus poderes para sempre.

sexta-feira, agosto 04, 2006

As obras continuam...


A estrada que vai ligar o antigo beco sem saída (ao lado da Travessa dos Caminhos) à Av. Remígio Falcão Barreto e à Rua do Hospital está em construção e brevemente estará concluída, fazendo finalmente o cruzamento que estava há um tempo projectado.
Com ela, as pessoas que aqui moram como eu, vão ter a vida mais facilitada ao sair de casa, evitando manobras mais apertadas com o carro. Mas como há sempre o outro lado da medalha e infelizmente aqui há... uma construcção em L? em que sec. estamos XIX? A Câmara esteve muito mal!!! Perferem uma estética ridícula destas não é? compreendo pois sai mais barato... vergonha!

quinta-feira, agosto 03, 2006

Era uma vez...


Cai-se no erro de pensar que acontece só aos outros, mas a dura realidade é que a morte está tão perto como um abrir e fechar de olhos. Venho aqui falar um pouco da vida nocturna, reflectir um bocadinho do que está mal, no que deve ser mudado urgentemente na minha opinião. Todos nós jovens gostamos de sair à noite para os bares, discotecas, viver intensamente umas horas que fazem esquecer por um período de tempo os nossos problemas, medos etc. Há que saber estar dentro deste clima, controlar as emoções para não se cair em excessos que podem acabar mal, muito mal... falo obviamente do álcool e das velocidades ao conduzir. Se virmos bem o problema não recai totalmente sobre algumas loucuras na estrada que levam à morte tantas pessoas por ano. Vamos andar com a "fita para trás" e centrarmo-nos no centro do problema, onde tudo começa. As discotecas abrem muito tarde em Portugal como se sabe, colaborando assim com os bares que permanecem cheios até às 4 da manhã, hora limite para fecharem. A essa hora é quando as discotecas têm maior números de entradas, como vêem tudo tem uma lógica. Quando os jovens entram no Pessidónio, Vinyl, Bergantim nessa altura, muitos deles para não dizer a maioria já vêm embriagados do exterior, preparados para ficarem ainda pior. Às 6h ou 7h quando saiem já estão impraticáveis para trazer o carro. O acidente que vitimou 5 jovens ontem na Figueira não pode passar em claro e deve servir de lição para todos nós e quando falo em todos nós, falo que as discotecas podiam passar a fechar às 4h e abrir à meia noite por exemplo. Nos EUA, Inglaterra, Irlanda e outros países da UE é assim que funciona e bem na minha opinião. Para mim está em causa a segurança das pessoas, que se desenrola à volta desta panorâmica perigosa que assistimos por cá. Histórias como "era uma vez 5 jovens que morreram de acidente de automóvel ao sairem de uma discoteca..." é triste ouvir, ver, resta-nos sempre lamentar mas isso não chega!

Blogosfera!!!


Bem, desde há uns largos meses para cá que os Blogs parecem estar na moda! Aliás, acho que já podem ser considerados uma epidemia dado o numero e a velocidade de multiplicação.
Há-os abordando todos os temos e para todos os gostos. Se fizermos uma pesquisa num dos vários motores de busca disponiveis na Net, qualquer que seja a palavra procurada, em vez de se encontrarem "web sites" de organizações ou empesas com a informação que pretendemos, há grandes possibilidades de se encontrarem na lista dezenas de blogs, que por acaso têm um texto com as palavras "em pesquisa" mas que não nos interessam para pourra nenhuma.
Sinceramente, as pesquisas que habitualmente faço estão a tornar-se cada vez mais dificeis tal é a quantidade de porcaria que "vem à rede".
Há uns tempos em conversa de café, disse que quem não tivesse uma conta de e-mail era como se não existisse. O Sócrates deve ter houvido a conversa, pois logo inventou uma conta de e-mail para cada Português. Mas, começa a ser um pouco assim, o E-mail é uma peça essencial para quem quer com sucesso integrar-se numa sociedade cada vez mais global.
No entanto, acredito que qualquer dia quem não tiver um Blog é quase um animal em vias de extinção e não será sequer aceite pela sociedade.
Há quem os use apenas para descrever o seu dia-a-dia, para escrever as suas memorias, pensamentos, para dar e comentar noticias do quotidiano, para fins politicos, profissionais, pornográficos, etc... Enfim, há mesmo quem os use até para comentar e criticar outros Blogs, provocando pequenas "Guerrilhas Anti-Blog" e "Anti-Autor do Blog", como por exemplo o ABRUPTO de Pacheco Pereira, vitima de pirataria informática.
Também nós por cá temos tido sinais de "pirataria" de mau gosto e má educação como possivelmente já têm reparado, contra pessoas da terra que nem sequer conheço.
De todas as variantes de temas abordados, os mais populares são claramente os de cariz politico, a dizer mal das politicas.
Os portugueses vivem para dizer mal dos politicos, nada nunca está bem. Será que ao longo de 30 anos de democracia os politicos que passaram pelos diversos governos foram todos incompetentes?. Sinceramente não acredito.
Acredito sim que neste país demasiada gente sofre de "Esquerdite Aguda", acham que tudo o que está mal é culpa do estado e portanto o estado que resolva. Enquanto isso, vão vivendo acima das possibilidades, endividando-se para terem um telemovel topo de gama e para irem passar férias às caraibas. Um dos grupos da nossa sociedade cuja bandeira é precisamente esta é o PCP, que simplesmente hibernou com a morte e os ideais de Lenine e Markx e nunca mais acordou, apesar de andarem por aí alguns espécimes raros que acreditam que os "outros" é que devem trabalhar para eles viverem melhor.
Aliás, basta navegar pela blogosfera politica para constatar a epidemia de ideiais comunistas, fascistas e anarquistas na obscuridade do país.
Se queremos melhorar temos de trabalhar para isso, fazer algo por nós e não ficar à espera do subsidio de desemprego e de outros subsidios. Portugal está subsidio-dependente muito por culpa de quem os invetou e mantem.
Pois é Srº Socrates, para quando criar um Blog para cada Português onde o governo pode ir consultar os pensamentos e queixas dos cidadãos? Era boa ideia não era?
Agora que penso nisso, será que o "Engenheiro" Sócrates tem um Blog?

quarta-feira, agosto 02, 2006


Cinco jovens morreram esta madrugada num acidente de automóvel pouco depois de saírem de uma discoteca em Buarcos, Figueira da Foz. A mais jovem das vítimas tinha 16 anos.
Um dos jovens ainda foi retirado com vida da viatura mas com ferimentos muito graves. Depois de assistido no hospital da Figueira da Foz foi transferido para Coimbra, mas de acordo com fonte hospitalar, não resistiu aos ferimentos. O acidente deu-se a cerca de um quilómetro da discoteca onde os jovens passaram parte da noite. O despiste aconteceu no final de uma recta, quando o condutor não terá conseguido fazer a curva.

Reflorestação da Serra da Boa Viagem


Foi com enorme prazer que li no jornal O figueirense , há umas semanas, a noticia do suposto Plano do governo que prevê a Reflorestação de 245 hectáres da Serra da Boa Viagem. O Plano de Recuperação da Serra da Boa- Viagem, prevê "um novo ordenamento, que seja mais resistente ao fogo e que recupere dele o mais rapidamente possivel". Igualmente estará previsto o aproveitamento de residuos florestais para a produção de biomassa.In O Figueirense, "Na sua deslocação à Serra da Boa Viagem, o ministro da Agricultura procedeu ainda à apresentação das equipas de vigilância móvel de bicicleta, que incorporam 60 jovens em acções de vigilância até Setembro a Casa da Protecção Civil, e à inauguração da Casa do Sapador Florestal. Lídio Lopes, vereador da Câmara Municipal da Figueira Foz, que representou o presidente da autarquia, Duarte Silva, em viagem oficial no estrangeiro, salientou a mais-valia das brigadas móveis ao nível da vigilância e dissuasão e da sua contribuição "para os bons comportamentos das pessoas".Ora bem, contribuição para o bom comportamento das pessoas? Mas afinal o que é isto? Será que vão infiltrar-se pelo meio obscuro dos incendiários e dissuadi-los a meter fogo à mata? Quem é que actualmente ainda é ingenuo o suficiente para acreditar nos politicos? Pode haver quem já não se lembre, mas aquando do grande fogo na serra à 12 anos, também houve uns politicos que anunciaram pomposamente a reflorestação da Serra. Em vez disso, durante 12 anos, das poucas coisas que cresceram, além de eucaliptos, foram acácias.
Antes deste ultimo fogo, a Serra estava infestada de acácias que cresceram selvaticamente por tudo quanto foi lado. Ouvi dizer até "olha a serra tão bonita, tão verdinha", pois tava verdinha, mas era um autentico barril de polvora, tão grande que em 2 dias ardeu toda outra vez.Se as centrais de biomassa forem mesmo para a frente, talvez a coisa mude, pois haverá interesse no mato selvagem que obviamente voltará a atacar a Serra.
No entanto, continuará a existir quem tenha o prazer mórbido em meter fogo à serra da Boa Viagem e a todas as Serras, por interesses economicos, pessoais ou mesmo politicos. E enquanto os suspeitos não forem punidos, em vez de serem identificados e sairem em liberdade, continuará a haver incendiários, pois imagino que seja um negócio muito rentável.
245 hectáres!!! Arderam o ano passado mais de 1000, logo ainda faltará bastante para voltar a ver a serra verdinha! Nunca mais como antes, pois entretanto surgirão novas urbanizações e porque com as chuvas de Outubro e Novembro, muito do solo fertil foi arrastado.Enfim, resta esperar para ver!

terça-feira, agosto 01, 2006

Foi no dia 31 de julho de 2006, o martírio dos incêndios emsombrou a povoação do Bizorreiro de Lavos pelas 16h.
É de louvar a rápida e pronta organização dos nossos bombeiros, demonstram saber, cooperação e para além de tudo o resto, paciência, sim, porque o povo é fachada de crítica e imune ao trabalho que dizem eles ser dos bombeiros.
Não tenho nada que ver com a limpeza ou não de terrenos dos quais não me interessam, mas estive lá a ajudar, pensem bem no rumo da nossa sociedade e deixo este post como exemplo.
Valerá a pena só dizer mal sem fundamento ou basear-mo-nos nas soluções para o bem de todos, o que acham?

FC Porto 1-0 AS Roma


Os campeões nacionais apresentaram-se aos sócios domingo no Estádio do Dragão e ganharam por 1-0, num belo jogo dos azuis e brancos a mostrarem que estão preparados para enfrentar a próxima temporada ainda com mais força. O resultado foi no entanto magro e nasceu num auto-golo dum defesa italiano, desviando com infelicidade um centro de Ricardo Quaresma. A grande novidade desta festa foi a estreia dos novos equipamentos do FC Porto, que chamam a atenção este ano por terem o escudo de campeão estampado à frente nas camisolas.

Chave de São pedro - Nova Geração

É com enorme prazer que aqui apresentamos o novo visual do blog que, apesar do trabalho, nos deu bastante gozo melhorar, para nós e para todos os que nos visitam diariamente.
Espero que gostem e nos continuem a visitar e a deixar os vossos comentários.
Voces são importantes para nós!
Vamos todos contribuir para um aceso, mas controlado, debate de ideias, sobre a terra, o país e o mundo!
Abraços e Beijinhos, conforme as preferencias.
Ricardo, Nuno e Zé-Tó